Cidades São Sebastião

Vídeo: Especialista esclarece a “Síndrome Gripal”, infecção que cresce no Litoral Norte

Tamoios News
"Gripário" construído em Ilhabela custou R$ 480 mil aos cofres públicos

Os casos de síndrome gripal crescem nas cidades da região em plena pandemia de Covid-19. Em São Sebastião, já são mais de 1200 pessoas notificadas, segundo informações do prefeito Felipe Augusto. Em Ilhabela,  são 82 notificações, segundo a prefeitura.

Em caso de  síndrome gripal leve a pessoa deve ficar em isolamento por 14 dias. Segundo especialistas, casos mais graves devem ser notificados e atendidos em hospitais.

Em São Sebastião, segundo a prefeitura, as pessoas notificadas com síndrome gripal permanecem isoladas em suas casas. Uma equipe da Secretaria de Saúde monitora e acompanha a evolução dos casos.

Em Ilhabela, a prefeitura instalou um  “gripário” para atender todas as pessoas com este tipo de síndrome. Segundo a prefeitura, desde o dia 20/03 os exames laboratoriais visando o diagnóstico do Novo Coronavírus , serão solicitados somente para pacientes internados graves ou críticos e para profissionais de saúde com sintomas de Covid-19, conforme o novo protocolo do Estado de São Paulo.

A prefeitura de Caraguatatuba informou que são 130 casos de síndrome gripal não grave.

Os casos são notificados como síndrome gripal e os pacientes são orientados a respeito do isolamento domiciliar, de acordo com as diretrizes do Estado e do Ministério da Saúde. Casos graves serão internados no Hospital Mário Covas.

Diferença

Segundo o Protocolo de Tratamento de Influenza, documento adotado pelo Ministério da Saúde, tem síndrome gripal o paciente com febre de início súbito, acompanhada de tosse ou dor de garganta e pelo menos um dos seguintes sintomas: dor de cabeça e dor muscular ou nas articulações.

É considerada SRAG(Síndrome Respiratória Aguda Grave), o paciente com síndrome gripal, além de dificuldade de respirar ou um dos seguintes sintomas: redução de saturação de oxigênio no sangue a um nível menor que 95%, desconforto respiratório ou aumento da frequência respiratória, piora nas condições clínicas de doença inicial, hipotensão ou outro quadro de insuficiência respiratória aguda.

Esclarecimentos

A médica infectologista Helena Duani, professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG) gravou uma vídeo-aula sobre a Síndrome Gripal dando explicações sobre op caso. Confira: