Cidades São Sebastião

Vídeo: Pesquisadores avistam grupo de Orcas em Alcatrazes

Tamoios News
Baleia orca avistada em 2018,em São Sebastião. Foto: Júlio Cardoso/Projeto Baleia à Vista,

Pesquisadores do ICMbio e do Cebimar(Centro de Biologia Marinha) da USP  durante uma visita ao arquipélago de Alcatrazes, na costa sul de São Sebastião, foram surpreendidos por um grupo de cerca de onze orcas.

Apesar de serem chamadas “popularmente” de baleias, a Orca é da especie dos golfinhos, o maior de todos os golfinhos.

Os animais se aproximaram da embarcação dos pesquisadores.  Juan Pablo Quimbayo , pesquisador do Cebimar, fez um vídeo sobre a presença das orcas.

Segundo Júlio Cardoso, do Projeto Baleia à Vista, ainda se tem poucas informações sobre a presença desta espécie de animais em nossa região.

“Já temos um grupo identificado, o do Almirante, avistado entre Rio e Ilhabela, mas vários outros ainda não foram identificados. Vamos ficar atentos. Se elas forem avistadas novamente é muito importante tirar fotos das dorsais, cabeça e marcas e nos enviar para analise”, recomendou Cardoso.

Veja vídeo do pesquisador Juan Pablo Quimbayo, do Cebimar, sobre a presença das orcas em Alcatrazes:

 

Avistagem em janeiro 2020

Segundo Júlio Cardoso, a avistagem de baleias no Litoral Norte, pelo Projeto Baleia à Vista,  no mês de janeiro, teve bons resultados.

:“Navegamos em 18 dos 31 dias e conseguimos 21 registros de golfinhos, um de baleia:
nove de Toninhas, seis de boto cinza, três de nariz de garrafa, três de pintados-do-Atlântico e um de baleia de Bryde”, relatou.

Na relação de Cardoso, não consta o grupo de baleias orcas avistadas nas proximidades de Alcatrazes nesta sexta(31).