Cidades Ilhabela

Volta de Ilhabela terá canoístas nacionais e internacionais

Tamoios News
Terminam no dia 17, domingo próximo, as inscrições para a Volta de Ilhabela. Um desafio de canoagem de longa distância, em que as equipes revezarão atletas para completar os 90 km no entorno da Ilhabela. A Volta de Ilhabela 2019 contará com competidores de diversos estados brasileiros e até de outros países.
 
As inscrições seguem abertas, mas até o momento mais de vinte equipes estão confirmadas na prova, divididas em cinco modalidades: OC6, OC1, V1, V3 e surfski – que devem contar com times de 12, seis ou três atletas.
 
Entre as confirmadas, está a equipe Mosaico, formada apenas por mulheres, de seis nacionalidades: são quatro brasileiras, duas peruanas, uma panamenha, duas chilenas, duas norte-americanas e uma argentina.
 
“A equipe Mosaico começou mista em 2016 e dois anos depois se tornou apenas feminina. A gente se conheceu no sul-americano do Chile e escolhemos disputar a Volta de Ilhabela este ano por ser uma prova inédita para nós e por ter um trajeto belíssimo”, conta Letícia Lana, uma das 12 integrantes da Mosaico.
 
Além das atletas estrangeiras, remadores de vários estados brasileiros também estão se organizando para disputar a Vibe 2019. A equipe KNE, por exemplo, é formada por atletas de três clubes baianos, Kirymurê, Nui e Extreme, que se reuniram para remar na linda Ilhabela.
 
Outras atletas baianas que também disputarão a prova estarão na equipe feminina Pikorua Va’a, que terá integrantes de outros quatro estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Espírito Santo.
 
“Viajaremos de longe para participar, pois embora o Va’a esteja crescendo no Nordeste, a região ainda é carente de eventos de longa distância. Além disso, alguns atletas competiram na Vibe em anos anteriores e trouxeram boas referências em termos de organização e segurança, o que despertou o interesse coletivo”, ressalta a brasileira Nicole Saback, uma das quatro baianas da Pikorua Va’a.
 
A Volta de Ilhabela é uma prova de revezamento, em que todas as equipes precisam contar com um barco de apoio para dar suporte e acompanhar os atletas durante todo o percurso. As equipes deverão ser formadas por 12 atletas na modalidade OC6, seis atletas na V3 e três atletas nas modalidades OC1, V1 e surfski.
 
O percurso será a circum-navegação da Ilha de São Sebastião (Ilhabela) e terá no total 90 quilômetros. A largada será na praia de Itaquanduba, em frente à Marina Porto Ilhabela, no sentido sul do Canal de São Sebastião e a chegada será pelo norte.
 
As inscrições seguem abertas até o dia 17 de novembro e podem ser realizadas no site oficial do evento.
 
Sobre a prova:
 
A Volta de Ilhabela é uma organização do Paddle Club Ilhabela e da Marina Porto Ilhabela, com apoio da Índice Marketing Esportivo e Prefeitura de Ilhabela.