Comércio Litoral Norte

Prefeito e empresários lamentam a morte de Cristiana Arena, Superintendente do Serramar Shopping

Tamoios News

Cristiana Arena, superintendente do Serramar Shopping, o maior centro de compras do Litoral Norte, faleceu nesta terça (04), na capital paulista.

O velório está sendo realizado no Gethsêmani, no bairro do Morumbi, em São Paulo. O corpo será cremado no Crematório da Vila Alpina, também, na capital.

Cristiana era economista e atuava como superintendente do Serramar Shopping desde a sua inauguração em 2011.

Ela tinha 60 anos e faleceu devido a um câncer. Mesmo adoentada, se dedicou ao trabalho, o último deles, foi a decoração e programação de Natal do Serramar Shopping para este ano.

O prefeito de Caraguá, Aguilar Junior encaminhou condolências à direção do shopping e aos familiares.

“ É uma grande perda. Cristiana Arena sempre foi atenciosa e dedicada. Apesar de ser a responsável pelo principal shopping do Litoral Norte, sempre atuou na defesa dos interesses de nossa cidade e da região como um todo. Sempre aberta as parcerias que beneficiavam, não só o comércio, mas toda a população do Litoral Norte. Triste, vai deixar saudades”, comentou Aguilar Junior.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, Sávio Luiz dos Santos, também lamentou a morte da Cristiana.

“Como administradora do maior shopping da região foi exemplar, extremamente capacitada. Não há o que falar sobre o trabalho dela. O que me sensibilizou, me emocionou e me deixou como exemplo, foi que mesmo adoentada, continuou trabalhando e se dedicando ao shopping e ao desenvolvimento do comércio local e regional. Lidou com a doença e o trabalho. Uma mulher guerreira. Trata-se de uma grande perda para todos”, comentou Sávio.

“Estou muito triste. Ela foi uma excelente profissional, uma mulher guerreira. Mesmo doente, continuou trabalhando. Uma grande perda para a região”, lamentou a empresária Traud Rennert, sócia proprietária do Tamoios News.

Em janeiro deste ano, O Tamoios News, fez uma matéria com Cristiana, na qual ela contou um pouco de sua vida e de seu envolvimento com o Litoral Norte. Em sua homenagem, republicamos a reportagem.

Cristiana Arena e Serramar Shopping – Uma história desde o alicerce

 

Cristiana Arena na entrevista concedida em janeiro deste ano ao Tamoios News

Cristiana Arena, economista, ariana. Nascida em Fortaleza-CE, viveu em São Paulo por 30 anos. Líder por natureza, bagagem conquistada na certeza de que um excelente trabalho fala por si. Forte como o cedro e ao mesmo tempo, delicada e transparente como uma libélula. A Superintendente do Serramar Shopping está na região desde 2011. Desde o alicerce. Viu o empreendimento nascer e deu as devidas diretrizes – fruto de sua experiência na área de shoppings há 30 anos.

O shopping faz seis anos e ela comemora com a certeza da realização de um trabalho sério e dedicado. Trajetória, resultado de quem começou a vida com esforço e empenho e não desiste nunca. Vem vencendo uma luta com um linfoma há dois anos, lado a lado com suas conquistas e batalhas profissionais. “O trabalho me dá a energia para seguir em frente sempre”- diz Arena.

A determinação já acompanhava. “Eu? Trabalhava de dia e estudava à noite e São Paulo é cruel. Formada em Economia, fazia MBA em Administração na GV (Fundação Getulio Vargas) à noite. Acordava de madrugada, trabalhava em uma metalúrgica em Santo André, de capacete e camiseta furada. Acompanhava tudo. Entrava às sete horas e não tinha hora para sair, trabalhava com exportação, com mercado oriental. Fiquei lá por oito anos”.

Arena casou-se, teve uma filha e queria estar por perto. “Já pensou? Se acontece alguma coisa e eu muito longe, lá em Santo André” – O antigo trabalho foi por água abaixo, antes já estando por um fio, quando ouviu o marido perguntar por que ela estava com a mesma roupa nos últimos oito dias – “Eram roupas da mesma confecção, mas não as mesmas” – percebeu ela. Ajeitou-se e foi em busca de uma nova colocação – que ao menos fizesse ela vestir-se melhor e estar mais próxima da família.

“A Maria Cândida, estilista e dona da Maria Bonita, marca carioca já consagrada, pois fé em mim. Fui sincera. Estou aqui, porque preciso aprender a me vestir. Na época, não diferenciava saia godê de uma evasê. Nunca liguei para moda – Cristiana começou na Oscar Freire, meados dos anos 1990.

“A gente tem que se dedicar. Passei por várias colocações, ajudante, vendedora, gerente e supervisora das lojas da marca em São Paulo. Havia desfiles, coquetéis e nunca me senti menor porque averiguei se os cinzeiros estavam limpos e se havia papel higiênico no banheiro. Isso é viver o trabalho, se empenhar como em casa, vestir a camisa, isso faz toda a diferença, conquista a confiança”, aponta.

“Essa é uma mensagem que quero passar para essa geração de 20 e poucos anos que vem chegando no mercado de trabalho . Fiquem um tempo na mesma empresa, não a troque por diferença de R$100 reais no salário. Não salte de um emprego para o outro, invista no currículo, vista a camisa, tenha paciência”, frisa.

Então, foi construindo sua trajetória – seis anos na Maria Bonita; montou sua loja e confecção de moda infantil. Trabalhou na Phytoervas e montou as franquias; trabalhou para a marca italiana Moschino, na Rede Iguatemi, integrou a equipe SP-Market, e depois na JHSF – sempre atuando na área de gerente comercial, Mix de Varejo e Superintendente de Shopping (Metrô Santa Cruz) esta, sua última atuação em São Paulo, antes de vir para Caraguá.

“Viajava muito, conhecendo novas lojas e escolhendo as marcas para compor os shoppings, prevendo um equilíbrio para não dividir as vendas. Essa função não existe na teoria, mas sim na prática”. Com olhar clínico e treinado, ela identifica uma boa empresa pelo atendimento, estoque, vitrine, o sorriso da vendedora.

Recebeu uma proposta de trabalho do grupo Serveng e durante as entrevistas para o cargo no shopping, ficou sabendo que ainda seria construído. Arena veio para um churrasco a convite de Thadeu Penido e encantou-se com a fazenda e a região. Foi contratada.

“Não conhecia Caraguatatuba, mas mudei-me rapidamente e estou aqui desde o início das obras deste maravilhoso shopping, que é uma referência, um projeto da Aflalo e Gasperini arquitetos, que adotou o conceito de espaço aberto e integrado com a natureza, pátios internos arborizados, ventilação natural e uma circulação dinâmica e com essa vista maravilhosa da Serra do Mar”.

Sua interação com os lojistas é bem diferente do que fazia na capital. “São 100 lojas, entre marcas conceituadas, sedimentadas e outras de lojistas iniciantes. Aqui dou dicas e sugestões, negocio, realizamos cursos para capacitação em atendimento ao cliente e vitrine entre outros, enfim, até dou colo se precisar”.

Conceito – O conceito de shopping está mudando, conta ela. Atualmente é focado em convivência, entretenimento e com serviços diferenciados e as compras são decorrentes dessa interação com o lugar. “Queremos estreitar cada vez mais a distância entre a comunidade e o Serramar, temos parcerias com o poder público e instituições sociais na utilização de nosso espaço para eventos culturais e socioeducativos. A população tem que se apropriar deste espaço. Acabamos de criar um parquinho gratuito para as crianças, para as famílias virem passear, independente de consumir algo. E foi pensado assim, um shopping para ser referência na região, para ser utilizado pela população, não só para compras, mas para se viver o shopping.  O shopping foi um presente do Dr. Thadeu Penido para Caraguá, cidade que ama, e ele não mediu esforços para realizá-lo. Investiu-se muito aqui. É um empreendimento com potencial incrível, ainda tem muito a crescer juntamente com a região” – comemora a superintendente.

2 Comentários

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.