Concurso Educação

Caraguá: Secretaria de Educação dá início ao concurso “Cheff Caraguá” nas escolas

DCIM100MEDIADJI_0400.JPG

Começou o Cheff Caraguá 2019 nas escolas municipais de Caraguatatuba. Lançado no ano passado concurso premiou cozinheiras que melhor elaboraram pratos da merenda escolar. Em 2019, 34 escolas participam do concurso

Em Caraguá, a Secretaria de Educação iniciou esta semana o concurso “Cheff Caraguá 2019”, voltado para as cozinheiras que trabalham nas unidades escolares da rede municipal.

O objetivo da competição idealizada pelo setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação é valorizar o trabalho e estimular a criatividade das cozinheiras das escolas. A receita vencedora entrará no cardápio do município.

Os pré-requisitos estipulados para preparar a receita foram: utilizar somente os produtos fornecidos pela Secretaria de Educação e da horta de cada unidade. Os quesitos julgados foram: sabor, apresentação, tempo de preparo, porcionamento (prato feito), valor nutricional e praticidade. O prato deste ano deve ser elaborado à base de peito de frango.

A equipe do setor de Alimentação Escolar formada pelas nutricionistas Fernanda Nunes Pereira e Karina Tavares Magalhães e pelo técnico José Maria Pereira, percorreu três escolas do bairro Perequê-Mirim para experimentação das receitas, n a última segunda(8).

A primeira escolar a passar pela experimentação foi a EMEF Profª Jane Urbano Focesi, com o prato “Frango Agridoce” de Cristiane Coelho, Ruth da Conceição Machado e Vanúsia Oliveira dos Santos.

A segunda foi a EMEF Prof. Euclydes Ferreira, com “Escondinho Dengo de Mãe”, elaborado por Belclísia Alves Lobato, Helena Isnaldo Rodrigues Batista Ferreira, Eliana Luiz Pimenta dos Santos, Gislene Ferreira dos Santos e Joseane Ferreira dos Santos.

Depois foi a vez do CEI/EMEI Prof. Francisco Assis de Carvalho, com a receita “Escondidinho de frango ao creme de legumes”, idealizado por Eufre Silva (Lolô), Juliana Silva dos Santos, Márcia Francisca da Silva e Rosileide Silva dos Santos.

No total, 34 unidades escolares entre CEIs, EMEIs e EMEFs participarão do concurso. As avaliações serão feitas até maio e três finalistas, escolhidas.

Os critérios avaliados são: sabor, aparência, apresentação do prato, praticidade, teor nutritivo e aceitação das crianças.

O vencedor será anunciado no dia 18 de junho, quando haverá a premiação dos três pratos finalistas.

Atualmente, na rede municipal são oferecidas as seguintes misturas: carne moída, isca de carne, frango e peixe (cação) e pernil de porco.

O concurso Chef Caraguá 2019 é uma iniciativa da Secretaria de Educação com o apoio da Convida Alimentação Ltda., empresa que emprega as cozinheiras que prestam serviço nas unidades escolares municipais.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: