Condições das praias Litoral Norte

Confira o ranking das praias mais poluídas em 2018

Tamoios News
Itaguá, pelo segundo ano consecutivo, a praia mais poluída da região

Fizemos um ranking das praias mais poluídas em 2018 com base nos relatórios da Cetesb. Na maioria dos casos, a poluição foi causada pela presença do esgoto. O banhista deve evitar o banho de mar nas praias classificadas como impróprias devido ao risco de doenças transmitidas pelo esgoto

Por Salim Burihan

A praia do Itaguá, em Ubatuba, foi classificada como a praia mais poluída do Litoral Norte em 2018. A praia passou 51 semanas como imprópria para uso ao longo do ano, ou seja, ficou poluída durante todo o ano.

O levantamento foi feito com base nas 51 avaliações feitas pela Cetesb(Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), até o dia 23 de dezembro. A última avaliação, a 52ª coleta de amostra, foi feita no dia 30 e o resultado deve sair na próxima quinta(3).

A Cetesb monitora as praias do Litoral Norte desde 1974. São coletadas amostras das águas em 97 locais. Em algumas praias, a coleta das águas é feita em dois pontos, como ocorre em nas praias de Itamambuca, Itaguá, Massaguaçu, Tabatinga, Maresias, Juquehy e Boracéia.

As praias impróprias são sinalizadas com uma bandeira Vermelha e devem ser evitadas para banho, devido ao risco de doenças transmitidas pelo esgoto. As praias em boas condições de uso recebem bandeira verde.

Duas praias da região dividem a segunda colocação entre as mais poluídas do ano: Prainha, em Caraguá; e, Itamambuca (próximo ao rio), em Ubatuba, que estiveram impróprias 32 semanas em 2018.

Prainha, em Caraguá, a segunda mais poluída de 2018

Outras duas praias do Litoral Norte dividem a terceira colocação entre as mais poluídas do ano: Picinguaba, em Ubatuba; e,  Pontal da Cruz, em São Sebastião, que estiveram impróprias em 31 semanas de 2018.

Picinguaba, em Ubatuba, ficou na terceira colocação entre as mais poluídas de 2018

A quarta praia mais poluída da região em 2018 foi a praia do Porto Grande, em São Sebastião, que esteve poluída ao longo de 30 semanas do ano.

A quinta praia mais poluída de 2018 no Litoral Norte foi a praia do Indaiá, em Caraguá, que em 51 semanas, ficou 29 delas como imprópria para banho.

Ranking por cidades

Ubatuba

1º-Itaguá- 51 semanas imprópria

2º-Itamambuca(próximo ao rio)- 32 semanas imprópria

3º-Picinguaba- 31 semanas como imprópria

Caraguá

1º- Prainha- 32 semanas imprópria

2º- Indaiá- 29 semanas imprópria

3º- Centro- 21 semanas imprópria

São Sebastião

1º- Pontal da Cruz- 31 semanas imprópria

2º-Porto Grande- 30 semanas imprópria

3º- Deserta- 26 semanas como imprópria

Ilhabela

1º- Itaguaçu- 26 semanas imprópria

2º- Itaquanduba- 25 semanas imprópria

3º- Portinho- 18 semanas imprópria

 

Entenda como é feita a avaliação das praias

A Cetesb(Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) começou a monitorar a qualidade das praias do Litoral Norte em 1974. As praias eram classificadas como Excelente, Muito Boa, Satisfatória e Má.

Em 1986, foi definida uma nova classificação: Excelente, Muito Boa, Satisfatória e Imprópria.

No ano de 2000, com base na resolução Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) ocorreu nova alteração na classificação das praias: Próprias e Impróprias, que permanecem até hoje.

A praia classificada como Imprópria, indica um comprometimento na qualidade sanitária das águas, implicando em um aumento no risco de contaminação do banhista e tornando desaconselhável a sua utilização para o banho.

Mesmo apresentando baixas densidades de bactérias fecais, uma praia pode ser classificada na categoria Imprópria quando ocorrerem circunstâncias que desaconselhem a recreação de contato primário, tais como; a presença de óleo provocada por derramamento acidental de petróleo; ocorrência de maré vermelha; floração de algas potencialmente tóxicas ou surtos de doenças de veiculação hídrica.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.