Condições das praias Ilhabela

Ilhabela sedia oficina sobre balneabilidade das praias

Tamoios News

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realiza nesta terça 27), a primeira oficina municipal de Balneabilidade de Ilhabela, que será realizada das 14h às 18h no Auditório do Paço Municipal.

O objetivo é esclarecer a população do município de Ilhabela sobre os critérios de classificação das praias, apresentando como é realizado o monitoramento da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), bem como as ações de melhoria na infraestrutura de saneamento previstas pelo município para os próximos anos.

Ilhabela em enfrentado sérios problemas de balneabilidade, principalmente, devido a falta de saneamento básico. A cidade conta com apenas cerca de 60% de suas moradias com esgoto coletado e tratado, um dos menores índices da região. A prefeitura negocia com a Sabesp, um plano de investimentos para ampliar o saneamento básico na ilha.

Em janeiro deste ano, por exemplo, em plena temporada de verão, a maioria das praias da ilha esteve imprópria para banho. Das 18 praias monitoradas pela Cetesb, no dia 6 de janeiro, 17 praias estavam poluídas; no dia 13, dez; no dia 20, onze; e, no dia 27, todas estiveram inadequadas para banho.

“A balneabilidade é um assunto sério e estamos empenhados em sanar os problemas sobre esse assunto. Temos mais de 40 praias e precisamos mantê-las limpas, para que moradores, turistas e veranistas possam desfrutar de toda beleza de cada uma delas”, declarou a prefeita Maria das Graças Ferreira, a Gracinha.

O cronograma do evento contará com palestras da Cetesb e Sabesp, que estarão abertos a esclarecimentos e questionamentos. A oficina é aberta para o público em geral e contará com a presença de representantes do município, do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH_LN), da Superintendência das Unidades Sabesp de São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, e das Secretarias Municipais de Meio Ambiente de São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba.

O encontro, contará com a presença da palestrante Dra. Claudia Zamparelli, bacharel e licenciada em Ciências Biológicas, mestranda em Ecologia, doutorada em Saúde Pública e Ambiental, extensão universitária em Capacitação Gerencial e Programa de Desenvolvimento de Habilidades e Competências Gerenciais. Com mais de 22 anos de experiência em gestão ambiental de qualidade das águas, ecologia costeira e estuarina, avaliação de impacto ambiental, monitoramento ambiental e emissários submarinos.

Segundo a secretária de Meio Ambiente, Maria Salete Magalhães, a Oficina de Balneabilidade é de grande importância e a realização do encontro em Ilhabela é essencial, para que todos entendam como é o processo de monitoramento, quais as ações que estão sendo desenvolvidas, quais os estudos apresentados e debater as soluções para os problemas da cidade.