Condições das praias Litoral Norte

Litoral Norte: Ressaca provoca 19 salvamentos e danos em quiosques

Tamoios News

O domingo(9) de muito sol e calor na região surpreendeu quem mora e frequenta o Litoral Norte. As principais praias estiveram muito movimentadas. As condições desfavoráveis do mar, no entanto, obrigaram os guardas-vida a trabalharem bastante, principalmente, para retirar banhistas em locais de risco.Nas praias, poucos banhistas arriscaram entrar na no mar devido as ondas e a forte correnteza.

A Marinha do Brasil havia emitido um aviso de alerta, na quinta(6), informando que poderia ocorrer ressaca no mar no litoral entre Santa Catarina e o Rio de Janeiro, com ondas de até 2,5 metros de altura. Segundo a Marinha, as condições desfavoráveis do mar prosseguiriam até este domingo(9).

Alguns quiosques a beira mar tiveram prejuízos devido ao avanço da maré. Outros, foram obrigados a reduzir e muito o número de mesas e cadeiras na areia, boa parte dela, ocupada pelo mar neste domingo.

Praias

Segundo o Gbmar(Grupamento de Bombeiros Marítimos) foram 19 salvamentos realizados, neste domingo, nas praias de São Sebastião, Caraguá e Ubatuba.

O Gbmar informou que as praias estavam de “bandeira Amarela”, sinal de alerta, devido as condições do mar. Todos os salvamentos foram de banhistas em “situação de risco”, ou seja, pessoas que não conseguiam deixar o mar por causa da força das ondas e da forte correnteza provocada por elas.

Ubatuba registrou oito salvamentos nas praias Grande, Toninhas, Dura e Perequê-Açu. Em algumas praias, como Itamambuca e Felix, em Ubatuba, as ondas chegaram a atingir até dois metros de altura, para a alegria dos surfistas.

Em São Sebastião, onde as condições do mar, também estavam desfavoráveis para os banhistas, foram sete salvamentos, nas praias de Maresias, Juquehy e Cambury.

Em Caraguá, os guardas-vidas fizeram quatro salvamentos, um na Martim de Sá e três na praia da Cocanha. Como a praias as praias estavam muito movimentadas, os guadas-vidas, também, atuaram na localização de crianças perdidas dos pais. Foram localizadas quatro crianças que estavam desaparecidas da família.

Ressaca

Na Mococa, maré avançou mais de 30 metros sobre a areia, destruiu sete quiosques de sapé e obrigou comerciantes a restringirem o número de mesas e cadeiras na praia

Tudo indica que uma forte ressaca atingiu as praias de Caraguá entre sábado e domingo. O avanço das ondas na maioria das praias da cidade reduziu drasticamente o espaço na areia, tradicionalmente, destinado aos banhistas.

Na praia da Mococa, na região norte, a maré destruiu sete quiosques de sapé de um do estabelecimentos. O avanço da maré obrigou os proprietários a reduzirem o número de cadeiras e mesas na praia.

Diego Dias, do Quiosque BarBrasil, disse que o mar começou a crescer na madrugada de sábado, destruindo os sete quiosques fixo de sapé do estabelecimento. Os prejuízos chegaram a  R$ 18 mil.

A comerciante Suzana Santos, do Quiosque do Serjão, disse que, devido ao avanço do mar, que “ocupou” cerca de 30 metros da área de areia utilizada pelo estabelecimento, teve que reduzir três fileiras de mesas e cadeiras neste domingo.

“Estamos achando muito estranho a ocorrência de ressacas nesta época do ano. Tradicionalmente, as ressacas ocorrem entre os meses de abril e agosto”, comentou. Ela disse suspeitar, que as ressacas estão ocorrendo em outros meses do ano devido as mudanças climáticas.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.