Condições das praias Ilhabela

Operação Praia Limpa retira até caixa d’água de dentro do mar em Ilhabela

Tamoios News

No último final de semana, uma operação Praia Limpa realizada em Ilhabela, foram retirados 120kg de lixo do mar, 54% dos resíduos eram plásticos.

Dentre os resíduos encontrados, uma caixa d’água e uma mesa de plástico, além de grande quantidade de garrafas PET’s e fios elétricos foram retirados da costeira de Ilhabela.

No sábado (9), a equipe esteve do lado Norte da Ilha, fazendo a limpeza de superfície até a Ponta das Canas, e depois a retirada de lixo da costeira da Praia da Pacoíba até o Jabaquara. Neste dia também foram feitas abordagens nas embarcações, com entrega de ecobags e folders educativos para conscientização das pessoas sobre o descarte correto do lixo.

“Ao chegar à natureza, os plásticos provenientes de descarte inadequado passam por um processo de fragmentação realizado pela chuva, vento e movimento das ondas produzindo pequenas partículas de plásticos que se caracterizam como microplástico. Esse tipo de material tem capacidade de absorver produtos tóxicos como pesticidas e metais pesados causando danos à biodiversidade. Essa intoxicação se propaga ao longo da cadeia alimentar podendo até contaminar seres humanos que se alimentam desses organismos intoxicados”, alerta a bióloga marinha Roberta Gomes.

No domingo (10), a Ação Lixo Marinho continuou do lado Norte, recolhendo muito isopor, ferro, fios, cabos, embalagens de óleo de motor, lâmpadas e um motor de tanquinho.

“A conscientização é o passo mais importante para que haja soluções concretas para o descarte correto do lixo. As pessoas têm que entender que só depende delas e é isso que a Ação Lixo Marinho está levando ao mar, com as abordagens nas embarcações. Queremos que elas tenham consciência de que só com o descarte correto teremos mudanças na produção de lixo do que consumimos”, explica o diretor da Operação Praia Limpa, Rogério Vieira Lima Muniz.

No final da ação, a equipe realiza a triagem do lixo, separando os resíduos e pesando. Após isso, tudo que foi recolhido é encaminhado ao Aterro Municipal de Ilhabela. Além disso, está sendo feito um mapeamento de toda a área por onde a equipe da Ação Lixo Marinho passa, para emissão de relatórios técnicos elaborados pelo Engenheiro Ambiental, Kelvin Teixeira.

A Ação Lixo Marinho, realizada pela empresa Operação Praia Limpa teve início em fevereiro e segue até o final do mês de abril, e mesmo com o início da baixa temporada, segue pelo mar e nas comunidades conscientizando pescadores e ocupantes das embarcações sobre o descarte correto do lixo.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.