Condições das praias Ubatuba

Picinguaba: Praia permaneceu este ano 71% do tempo imprópria para banho

Tamoios News
Picinguaba, em Ubatuba, continua recebendo turistas franceses

 

O Tamoios News volta a falar sobre a praia de Picinguba, na costa norte de Ubatuba, um dos locais mais conhecidos e visitados do Litoral Norte Paulista, por turistas brasileiros e estrangeiros.

Picinguaba é um verdadeiro paraíso a beira mar, com comunidade de pescadores tradicionais e um mar muito convidativo.

Infelizmente, sua praia vem sendo atingida pela presença de esgoto. A Prefeitura de Ubatuba e a Sabesp prometem providências, mas por enquanto, a realidade é triste.

Não existe sistema de saneamento básico, coleta e tratamento de esgoto, implantado pela Sabesp. As casas e comércios possuem sistema de fossas.

O Tamoios News solicitou a Cetesb(Companhia Ambiental de São Paulo) um parecer técnico sobre o que vem ocorrendo em Picinguaba. Veja o que informou a Cetesb::

Em 2018, considerando as amostragens realizadas semanalmente no período de 07/01/2018 a 23/09/2018, a Praia de Picinguaba em Ubatuba permaneceu 71% do tempo Imprópria para banho, ou seja, ocorreram 27 eventos de impropriedade em 38 semanas monitoradas.

O monitoramento das praias segue as diretrizes da Resolução CONAMA nº 274/2000, que define os critérios adotados para classificação dessas águas para fins de balneabilidade.

O indicador básico utilizado para a classificação das praias quanto à balneabilidade pela CETESB é a densidade de enterococos, que são bactérias indicadoras de poluição fecal.

Quando um local apresenta alta densidade desse grupo de bactérias, há fortes indícios da presença de esgotos domésticos, com a possibilidade de contaminação por organismos patogênicos.

Assim, as praias devem ser evitadas enquanto estiverem em condições de impropriedade, pois receberam contribuição fecal, o que indica um comprometimento na qualidade sanitária de suas águas, implicando em um aumento no risco de contaminação do banhista e tornando desaconselhável a sua utilização para o banho.

As coletas de amostra de água do mar são realizadas todos os finais de semana do ano e as informações são atualizadas todas as quarta-feiras, quando é emitido um novo Boletim de Balneabilidade informando a qualidade da água das praias.

As condições de balneabilidade de todos os pontos monitorados pela CETESB são divulgadas no respectivo local por meio de bandeiras.

Também é possível obter essas informações acessando o site:[www.cetesb.sp.gov.br]www.cetesb.sp.gov.br. O “Relatório de Qualidade das águas litorâneas no Estado de São Paulo” é divulgado todos os anos, podendo ser acessado a partir do link:http://www.cetesb.sp.gov.br/Agua/praias/publicacoes.asp.

A presença de córregos afluindo ao mar é um dos fatores que pode possibilitar a presença de esgotos domésticos nas praias. A CETESB também  monitora aproximadamente 600 cursos d´água afluentes ao mar com periodicidade semestral.

O indicador de poluição fecal utilizado nesse monitoramento é a Escherichia coli. Na Praia de Picinguaba são monitorados quatro cursos d´água: extremo sul da praia, Vila dos Pescadores, em frente ao Bar Saara e norte da praia. Em 2017 apenas o ponto situado no extremo sul da praia apresentou concentrações de E. coli abaixo do critério estabelecido, todos os outros apresentaram  poluição fecal.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.