Condições do Mar Ubatuba

Ubatuba: Previsão de ondas gigantes transfere campeonato de surfe de Itamambuca para o Perequê-Açu

Tamoios News

Com o alerta de ondas grandes em Ubatuba e visando a segurança dos atletas, sobretudo os mais novos e com pouca experiência, a organização do Hang Loose Surf Attack decidiu pela transferência das disputas da 2ª etapa para a Praia de Perequê-Açu. A competição, que começa nesta sexta-feira (19) e vai até domingo (21), estava marcada inicialmente para a Praia de Itamambuca, mas os organizadores acharam temerário o local.

“Com a ondulação de sudeste, existe o risco de os atletas irem de encontro às pedras. É um campeonato com muitos atletas que estão iniciando, com dez anos ou menos, e temos de priorizar sempre a segurança de todos. Decidimos pela praia de Perequê-Açu, por ser próxima e, mais importante, mais abrigada, onde podemos desenvolver a etapa sem maiores problemas”, declara o presidente da Federação Paulista de Surf, Silvio da Silva, o Silvério.

Ele reforça que o Hang Loose Surf Attack mescla disputas de alto nível técnico, com alguns atletas já preparados e prontos para seguir como profissionais, e iniciação, portanto é preciso sempre ter a visão de preservar o surfista. “Como sempre falo, é uma escola de competição na prática e temos exemplos claros de que é um evento que tem força, com nomes como o Adriano Mineirinho, o Gabriel Medina e o Filipinho Toledo, por exemplo. São mais de 30 anos formando competidores e sempre tivemos a segurança como uma das prioridades”, diz.

A competição reunirá 236 atletas divididos em seis categorias – júnior (sub18), mirim (sub16), iniciante (sub14), estreante (sub12), petit (sub10) e feminina (sub16). Serão três dias de disputa e a programação das baterias será definida conforme a previsão das ondas. A organização avisa que todos os competidores deverão estar na praia, junto ao palanque, com início previsto para 8 horas.

Em casa

Kailani Renno Hang Loose Surf Attack Maresias Foto Munir El Hage

Ganhar é bom, ganhar em casa é melhor ainda! Os surfistas ubatubenses querem fazer bonito na 2ª etapa do Hang Loose Surf Attack, na sexta-feira, sábado e domingo (19 a 21). Entre os representantes atuais, alguns se destacam, como Diego Aguiar, o Didi, que já tem no currículo três títulos no circuito; Ryan Kainalo, acumulando nada menos que cinco conquistas com apenas 13 anos; e Kailani Rennó, filho do big rider Zecão e que compete defendendo a liderança entre os caçulas da competição, a petit (10 anos para baixo). “Sou local de Itamambuca, treino sempre lá e vou tentar ganhar mais uma vez. Adorei a minha primeira vitória”, revela Kailani, que voltou de Maresias com a maior nova do evento e também foi o novo colocado na estreante (sub12).

Didi também demonstra confiança para competir em Itamambuca. “Com certeza é uma grande vantagem. Assim, posso usar a experiência que eu tenho naquela onda e que estou acostumado. O título no Hang Loose Surf Attack é uma das metas para esse ano. É um campeonato irado e com ótimos atletas e uma boa oportunidade para mostrar o meu surf”, fala o surfista de 16 anos, que ficou em sétimo lugar, na semifinal, tanto na júnior (sub18), quanto na mirim (sub16).

Ryan é outro atleta que aparece como nome forte e competindo em três categorias. Foi assim na etapa inicial, com um segundo lugar na sua faixa etária, a iniciante (sub14), um nono na acima, a mirim e um 25º lugar entre os mais velhos da júnior. Mas a ideia é repetir o empenho. “Se tiver de dar prioridade, quero na minha categoria, que ainda não tenho o título”, adianta o atleta, que já foi bicampeão petit, bi na estreante e ano passado levou na mirim.

Além dos três, Ubatuba foi bem representada na etapa inicial na petit por Calebe Simões (3º), Eduardo Mulford (4º), Kalani Robles (5º) Felipe Sakamoto (7º) e Keone Rennó (9º); na iniciante por Guilherme Fernandes (4º); na mirim por Matheus Basley (5º) e Lucas Lisboa (9º); e na feminina por Nairê Marquez (7º). Já na disputa por cidades, Ubatuba terminou em segundo lugar, somando 4.764 pontos na etapa, contra 7.285 de São Sebastião.

No total, o Hang Loose Surf Attack terá quatro etapas e definirá os campeões paulistas de base da temporada. Na abertura do ranking, os atletas de São Sebastião faturaram cinco das seis finais, com Caio Costa na júnior Sophia Medina na feminina, Gabriel Dias na mirim, Sunny Pires (que é de Búzios mas mora atualmente em Maresias), na iniciante, e Murillo Coura na estreante. Só entre os caçulas a vitória ficou para Ubatuba, com Kailani Rennó.

O Hang Loose Surf Attack 2019 tem os patrocínios de Sthill, Super Tubes, Surf Trip, Kyw, Overboard Action Sports Store, Hot Water, Rhyno Foam e CT Wax. Apoios da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Associação Ubatuba de Surf (AUS), Governo do Estado de São Paulo/Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, com divulgação de Waves e FMA Notícias. Organização da Federação Paulista de Surf.