convidado

Mais família, mais dinheiro!

Tamoios News

Mais família, mais dinheiro!

Quando falamos de problemas financeiros pensamos na ausência de dinheiro. Afinal, lidar com a escassez de recursos faz parte do cotidiano da maioria dos nossos lares. O que muitas pessoas não sabem, é que da mesma forma que a falta de dinheiro pode trazer graves problemas para o convívio familiar, o excesso dele também pode.

Se você faz parte do primeiro e maior grupo, aquele que lida com a escassez, imagino que lidar com o problema inverso seja seu sonho. Compreensível! Quem nunca sonhou em como gastar um prêmio da mega sena que atire a primeira pedra. Mas, brincadeiras a parte, os transtornos gerados pelo excesso são tão ou mais graves que aqueles enfrentados por quem mal paga as contas no fim do mês. Independentemente se você tem mais do que pode gastar ou menos do que necessita para ter uma vida digna, em uma sociedade que respira capitalismo, o dinheiro pode causar vários problemas no cerne familiar. Para evitar que isso aconteça, precisamos aprender a conviver de maneira sadia com ele quer seja na fartura, quer seja na escassez.

Conquistar a independência financeira é o objetivo de dez entre dez pessoas. O problema nessa verdade incontestável, é que as pessoas muitas vezes não estão preparadas para usufruir dessa nova condição financeira, depois que enriquecem. É fácil de pensar que essa é uma habilidade dispensável quando ainda se está longe do objetivo – ficar rico – , mas a medida que ele se aproxima, precisamos considerar as implicações que isso pode ter para nós mesmos e, principalmente, para o cerne familiar. Dinheiro é poder! E como tal, é preciso fazer bom uso para que ele atue para a construção de uma família mais unida. Infelizmente, na maioria das vezes, o que ocorre é justamente o contrário!

Um dos dilemas mais corriqueiros vivenciados por famílias abastadas é a falta de tempo e de diálogo entre as pessoas. Pais tentam suprir sua ausência corriqueira, devido às longas jornadas de trabalho, dando presentes caros para os filhos e um cartão de crédito- de preferência sem limite- para as esposas! Filhos tentam chamar a atenção dos pais com atos de rebeldia. Percebendo que a estratégia não funciona, eles apelam para o bolso. Assim, gastam mais do que o combinado para o mês, extrapolando no cartão de crédito e na conta telefônica. A mãe, pobre coitada, é obrigada a ir ao shopping pra desopilar de tantos desentendimentos. Cartão pra que te quero?

E é assim, num cenário de muitos gastos e pouco diálogo que se constrói uma família fadada ao fracasso financeira e afetivamente.

O dinheiro, quer seja pela falta, ou pelo excesso, será sempre um problema! Não pelo dinheiro em si, óbvio, mas pelo que deixamos pelo caminho em prol dele. Sendo assim, a única coisa que pode verdadeiramente manter uma família unida é o diálogo! Problemas existem das famílias mais pobres até as mais abastadas. Uma família rica, na essência da palavra, é aquela que conversa sobre seus problemas e consegue superar as dificuldades mantendo o que é essencial no cerne familiar para que este se fortaleça com os percalços da vida! Infelizmente, a maioria das famílias tem se preocupado tanto com aspectos financeiros na sua convivência, que acabam esquecendo o real motivo da sua existência! Mais família e menos dinheiro! Ou melhor, mais família e mais dinheiro!

O autor: Samuel Magalhães é Consultor Financeiro e Palestrante na área de Finanças Pessoais e Investimentos. Para conhecer melhor o trabalho do autor, tirar dúvidas, fazer críticas ou dar sugestões, envie um e-mail para: samuel@invistafacil.com ou acesse: www.invistafacil.com. Sua participação é fundamental!

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.