Cruzeiros Litoral Norte

Caraguá pretende receber navios de cruzeiros

Tamoios News

Representantes das prefeituras de Ilhabela, Caraguá e Ubatuba estiveram em Brasília participando do III Fórum CLIA Brasil, promovido pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos.

Pela primeira vez, Caraguá participa do evento, demonstrando interesse em explorar este tipo de turismo. O secretário de Comunicação da cidade, Rodrigo Tavano, representando o prefeito Aguilar Jr., participou do evento.

Tavano com representantes da CLIA e do Ministério do Turismo, em Brasília.

Nessa terceira edição, os organizadores ofereceram debates e trocas de informações, com a participação de importantes autoridades e nomes de diversos segmentos, sobre o alto custo operacional, a carga tributária, a regulamentação e a questão de infraestrutura portuária, além de estimular a reflexão a respeito dos desafios da retomada do crescimento desta atividade turística no país para gerar mais empregos e contribuir com a economia nacional.

“O fomento do turismo, a geração de empregos e de novos negócios estão entre as metas do prefeito Aguilar Junior para Caraguatatuba. Por isso, estamos nesse encontro para apresentar o potencial do nosso município e entender as necessidades desse mercado. Fomos muito bem recebidos pelo presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz, que disse estar buscando novas paradas para os navios na costa brasileira. Também pela diretora da companhia de cruzeiros MSC, Márcia Leite, que se mostrou aberta a conversações”, contou Tavano.

De acordo com o secretário, Caraguatatuba pode, no futuro, receber algumas paradas de navios de passeios turísticos, que movimentarão a economia local, gerando emprego e renda.

Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, também, participa 3° Fórum CLIA Brasil 2019, em Brasília.

Navio de cruzeiro atracado em Ilhabela

A secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Bianca Colepicolo, acompanha os trabalhos, onde são debatidos a indústria de cruzeiros no Brasil e no mundo, desafios da regulação do setor, questões trabalhistas – como trabalho a bordo e o direito internacional, terminais de passageiros – investimentos e competitividade e a questão navios de cruzeiros e meio ambiente.

“O potencial dos Cruzeiros é inegável, além de trazer impactos econômicos significativos, sobretudo na criação de empregos. Precisamos nos preparar para essa temporada que está prestes a iniciar, manter Ilhabela na rota dos cruzeiros, aquecendo a economia local e valorizando nossos recursos naturais para receber esses turistas da melhor forma possível, os fazendo voltar através de outros meios”, disse a prefeita Maria das Graças Ferreira.

A cidade já se prepara para receber a temporada 2019/2020 de navios de cruzeiros. Entre os meses de dezembro e março, o arquipélago receberá 61 escalas, que já estão confirmadas, com possibilidade de aumento deste número.As paradas estão sujeitas à alteração sem prévio aviso em função das condições de mar, vento, segurança e conveniência das Companhias de Cruzeiro.

Ubatuba

Turistas de cruzeiros em Ubatuba na temporada passada

Ubatuba, também, enviou representante à Brasília. O secretário de Turismo, Potiguara do Lago, e o presidente da Companhia Municipal de Turismo (Comtur), José Americano, participaram da reunião técnica, que aconteceu na terça-feira, 27, e dos painéis de discussão, que aconteceram nesta quarta.

“Nosso objetivo, com essa participação, é apresentar Ubatuba como um destino consolidado e atrativo para todas as empresas de navios de cruzeiro que estão participando do evento”, comentou Potiguara do Lago.

Os representantes de Ubatuba aproveitaram as oportunidades de encontro com autoridades para tratar de assuntos relevantes para o município. Na terça-feira, 27, a conversa foi com o  assessor de Relações Internacionais do MTur, Thiago Zanini, sobre captação de recursos de infraestrutura turística.

“A reunião foi ótima. Estamos captando recursos financeiros para viabilizarmos projetos de infraestrutura, bem como projetos estruturais sustentáveis”, avaliou o secretário Potiguara do Lago. Ubatuba já tem uma parada garantida na próxima temporada.

Temporada 2018/2019

A temporada de cruzeiros 2018/2019 foi considerada uma das melhores dos últimos anos. Os turistas dos cruzeiros teriam deixado R$ 73 milhões no município de Ilhabela.

Ao todo, Ilhabela recebeu 64 paradas,  que movimentaram o trade turístico, representando uma injeção direta de R$ 3,5 milhões, somente com a prestação de serviços do receptivo e arrecadação de taxas.

Ao final da temporada passada, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela (ACEI), Rafael Moraes, analisou, junto aos comerciantes, que a temporada de cruzeiros 2018/2019 superou as expectativas em relação ao maior período( as paradas dos navios ocorreram de novembro(2018) a março(2019), e ao nível superior do gasto médio dos passageiros.

Ubatuba recebeu na temporada de cruzeiros 2018/2019, apenas uma parada, a do navio Costa Fascinosa, da Costa Cruzeiros. A atracação do navio,  em plena segunda de carnaval, agitou o comércio da cidade e estimulou a prefeitura a investir cada vez mais neste segmento.