Caraguatatuba Cursos

Caraguá: Primeira turma de Guarda Mirim se forma nesta quarta(10)

Tamoios News

A primeira formatura dos Aspirantes à Guarda Mirim da Prefeitura de Caraguatatuba será nesta quarta-feira (10), dentro das comemorações dos 162 anos de Caraguatatuba. A solenidade será às 19 horas, no Teatro Mario Covas, no bairro Indaiá.

O projeto socioeducativo tem como objetivo contribuir com a formação profissional e cidadã desses adolescentes que, enquanto realizam o curso, são aspirantes a Guarda Mirim. Os adolescentes recebem uniformes, vale transporte e refeições. Após o curso de seis meses, recebem também uma bolsa auxílio.

São 50 alunos, entre 14 e 16 anos, que iniciaram o projeto em agosto de 2018. Nessa primeira fase, com duração de seis meses, os estudantes participaram de formação com conteúdos de disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aulas de cultura caiçara, que abordaram aspectos históricos e geográficos da região, em especial Caraguatatuba, além de aulas orientações em temas como Defesa Civil, atividade física, ética, cidadania, noções gerais de direito e direito constitucional, noções gerais de legislação e trânsito, além de noções básicas de ecologia e preservação do meio ambiente.

Agora, durante a segunda fase do projeto, os participantes receberão bolsa no valor de R$548,90, mais cesta básica de R$129,74, paga em dinheiro, por até dois anos, em trabalhos realizados na Administração Pública ou iniciativa privada, em acordo com a Lei Federal nº 10.097/2000, que dispõe sobre o trabalho do menor aprendiz. A carga horária é de 20 horas semanais dividido em dois períodos (manhã e tarde). As atividades são desenvolvidas em horário contrário ao período escolar.

O diretor e professor do projeto, Daniel Ribeiro de Souza, disse que está muito confiante no desempenho dessa primeira turma nesse primeiro emprego. “São muito disciplinados e se empenharam com afinco na primeira etapa. Agora eles têm a oportunidade de mostrar talento e habilidades para que sejam incorporados ao mercado de trabalho”, disse.

A segunda turma de Aspirantes iniciou em fevereiro. Para ingressar no projeto Guarda Mirim, os interessados devem ter entre 14 e 16 anos e 11 meses; residir em Caraguatatuba há, no mínimo, três anos; estar matriculados e frequentar o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio em alguma unidade escolar da rede pública de ensino ou em colégio particular com a comprovação de que possuem bolsa integral de estudo; e ter renda familiar de até três salários mínimos. Passar por prova com questões de Língua Portuguesa (10), Matemática (10) e História de Caraguatatuba (5). São 60 vagas disponíveis a cada processo seletivo.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.