Caraguatatuba Cursos

Prefeitura faz nesta segunda(6) aula inaugural para a Guarda Mirim

Tamoios News

 A Prefeitura de Caraguatatuba faz nesta segunda(06), às 19 hora, no auditório da Fundacc, uma aula inaugural aos selecionados para o Curso de Formação para Guarda Mirim.

As demais aulas serão realizadas na Secretaria de Educação, das 7h30 às 11h30, para quem estuda no período da tarde. E das 13h30 às 17h30, para os alunos do matutino.

Para a aula inaugural, deverão participar 60 alunos, que receberão os uniformes e orientações sobre o programa.

Programa

O Programa de Aprendizagem da Guarda Mirim tem como objetivo contribuir com a formação profissional e cidadã desses adolescentes. Os participantes também receberão  uma bolsa auxílio de 60% do salário mínimo (R$ 572,40), após a conclusão do curso de formação, que terá um ano e seis meses de duração. Nos primeiros seis meses, o adolescente será aspirante à Guarda Mirim e não será remunerado.

Após concluído o curso preparatório, o jovem passa a ser Guarda Mirim e passa receber a bolsa auxílio. A carga horária é de 20 horas semanais, dividida em dois períodos (manhã e tarde). As atividades serão desenvolvidas em horário contrário ao período escolar.

O aspirante à Guarda Mirim (primeira fase) passará pela pré-aprendizagem e formação que contará com conteúdos de disciplinas da Base Nacional Comum, aulas de cultura caiçara, que abordarão aspectos históricos e geográficos da região, em especial Caraguatatuba, além de aulas de legislação, cidadania e atividades e projetos complementares.

Nesta fase os integrantes receberão orientações em temas como Defesa Civil, atividade física, ética, cidadania, noções gerais de direito e direito constitucional, noções gerais de legislação e trânsito, além de noções básicas de ecologia e preservação do meio ambiente.

Já o Guarda Mirim (segunda fase) realizará o curso de formação profissional ministrado por uma instituição ainda a ser escolhida, mediante a legislação vigente, para que os jovens sejam inseridos no mercado de trabalho pelo Projeto Primeiro Emprego, no setor público ou privado.

A sede do programa deverá ficar no prédio do Corpo de Bombeiros, que terá uma sala adaptada para as aulas da pré-aprendizagem, além de contar com outras áreas fundamentais para o funcionamento do projeto.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.