Caraguatatuba Dengue

Caraguá: Número de casos de dengue já é três vezes maior que o total registrado em 2018

Tamoios News
Foto: Cláudio Gomes(PMC)

Em pouco mais de dois meses a cidade de Caraguá já registra três vezes mais o número de casos de dengue que o registrado ao longo de todo o ano passado.

Desde o início deste ano, já foram contabilizados 30 casos de dengue e outros cinco casos ainda aguardam confirmação.

No ano passado, 2018, foram registrados apenas dez casos da doença e nenhuma morte. Este ano uma pessoa já morreu de dengue hemorrágica contraída na cidade.

Até esta quarta(6), um total de 429 pessoas já haviam passado pelas unidades de saúde da prefeitura.. Todas fizeram o teste. Um total de 394 casos deu resultado negativo.

Segundo informou a prefeitura, a maioria das pessoas que contraiu a doença, mora nos bairros do Porto Novo, Jaraguazinho e Sumaré.

Desde a semana passada a prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, vem aplicando inseticida nos bairros onde existem casos da doença ou criadouros do mosquito transmissor.

Já foram feitas aplicações nos bairros Ponte Seca e Caputera, por meio do nebulizador veicular, carro que transporta equipamento de nebulização.

Segundo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o equipamento tem a capacidade de nebulizar até 40 quarteirões por dia, o que, certamente, será um mecanismo importante no combate ao Aedes aegypti na cidade.

De acordo com o Ministério da Saúde, com o nebulizador costal, o inseticida pode ser aplicado somente no raio de 150 metros da casa de moradores com casos positivos para a dengue. Já o nebulizador veicular pode ser utilizado em toda área do bairro com casos confirmados da doença.

A prefeitura também vem utilizando um drone para identificar focos de dengue em terrenos do bairro. Agentes de saúde continuam orientando os moradores e veranistas a limparem seus quintais, calhas e ralos para impedir o surgimento de criadouros do mosquito transmissor.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.