Caraguatatuba Dengue

Com 25 casos de dengue Caraguá usa drone e inseticida para conter o avanço da doença

Tamoios News
Foto: Cláudio Gomes(PMC)

A cidade de Caraguá já contabiliza 25 casos de dengue. O número de casos da doença vem crescendo desde o início de fevereiro. A única morte por dengue na região, teve como vítima a médica Ana Maria Veronesi, de 51 anos, que morreu de dengue hemorrágica, no dia 8 deste mês, após ter contraído a doença na cidade.

Médica Ana Maria Veronesi, 51 anos, morreu de dengue no dia 8 de fevereiro após contrair a doença na cidade

Nesta quarta(27), a prefeitura divulgou o número de casos da doença na cidade e os bairros mais onde eles ocorreram. A maioria das pessoas com dengue residem em bairros da região sul do município.

São quatro casos positivos atendidos pela UBS Perequê-Mirim; seis na UBS Porto Novo; cinco na UBS Jaraguazinho; cinco na UBS Sumaré; dois casos passam pela UBS Tinga; um pela UBS Morro do Algodão; um caso é atendido na UBS Casa Branca e um caso vem sendo assistido na UBS Jetuba.

Nesta quarta-feira (27/02), a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, passou a aplicar inseticidas nos bairros onde existem criadouros do mosquitos transmissor da dengue.

A aplicação foi feita nos bairros Ponte Seca e Caputera, por meio do nebulizador veicular, carro que transporta equipamento de nebulização.

Segundo o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o equipamento tem a capacidade de nebulizar até 40 quarteirões por dia, o que, certamente, será um mecanismo importante no combate ao Aedes aegypti na cidade. Durante a ação, um drone também foi utilizado para facilitar a localização de focos de dengue em terrenos do bairro.

“Hoje, reiniciamos os trabalhos com o nebulizador em formato de teste e deu tudo certo. Foi muito boa a eficiência do material. Não tivemos nenhum problema em campo com a máquina e conseguimos lançar o inseticida em uma área muito mais ampla do que o nebulizador costal seria capaz”, avaliou.

De acordo com o Ministério da Saúde, com o nebulizador costal, o inseticida pode ser aplicado somente no raio de 150 metros da casa de moradores com casos positivos para a dengue. Já o nebulizador veicular pode ser utilizado em toda área do bairro com casos confirmados da doença.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.