Dengue São Sebastião

São Sebastião: Agentes de saúde encontram larvas de Aedes dentro de um barco no São Francisco

Tamoios News

A prefeitura de São Sebastião continua intensificando o combate a dengue no município. A cidade registra 79 casos da doença. Para evitar o aumento no número de casos a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) seguem com ações para evitar a proliferação do mosquito aedes Aegypti.

Nesta sexta(5) foram feitas ações na Topolândia e no bairro de São Francisco. Na Topolândia foi feita uma ação de bloqueio químico, com o nebulizador costal.

Os agentes trabalharam especialmente no quarteirão e no raio de 150 metros da casa de moradores com casos positivos para a dengue, de acordo com critérios técnicos definidos pelo Ministério da Saúde e Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN).

Os agentes também estiveram no bairro São Francisco, onde fizeram visita casa a casa e vistorias para impedir o surgimento de criadouros do mosquito transmissor.

No São Francisco, agentes da Vigilância Epidemiológica encontraram no interior de uma residência do Bairro São Francisco, um barco com uma grande quantidade de larvas do mosquito Aedes aegypti – transmissor da doença.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, na região em que o barco foi encontrado, houve quatro casos da doença confirmados, inclusive o dono da residência visitada.

Ainda de acordo com a Vigilância, na maioria dos casos positivos da doença são encontrados criadouros do mosquito no imóvel da pessoa infectada, o que acarreta a contaminação e a disseminação do vírus no município.

Até o momento 79 casos de dengue foram confirmados das 1004 notificações recebidas pela Secretaria Municipal de Saúde. O município registrou um óbito em decorrência da doença.

Prevenções

É importante frisar que o uso constante de repelentes é uma das principais armas individuais de combate à doença. Prevenir é a melhor forma de evitar a dengue. A maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios, assim as medidas preventivas envolvem o nosso quintal e também os dos vizinhos.

Medidas simples podem evitar a dengue como, por exemplo: Evite o acúmulo de água; mantenha garrafas vazias ou baldes virados para baixo; não deixe entulho no quintal ou nas ruas; cubra as caixas d’água, poços ou piscinas e mantenha as calhas de água limpas; coloque terra ou areia nos pratos dos vasos de planta; mantenha a lata de lixo devidamente tampada e guarde pneus em locais cobertos, longe da chuva.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.