Dengue São Sebastião

São Sebastião: Prefeitura estrutura unidades para se prevenir em caso de epidemia de dengue

Tamoios News

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde e Fundação de Saúde Pública, estruturou quatro Unidades de Saúde da Família (USF) para dar suporte aos atendimentos em casos de epidemia de dengue no município. Apesar das várias ações que vem realizando no combate aos criadouros, a prefeitura está preocupada com o avanço dos casos de dengue.

Unidades de saúde está sendo preparadas para atender a população em caso de uma possível epidemia

Até esta segunda(01), a prefeitura havia informado que até o momento foram notificados 956 casos suspeitos de dengue em 2019. Deste total, 60 casos foram positivos. Em 2018, o município registrou 35 casos da doença.

Nebulização

Ontem, segunda, as equipes de combate às endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) fizeram uma ação de nebulização nas ruas do bairro São Francisco, a partir da Avenida Manoel Teixeira entrando na Rua Padre Gastão, e seguindo pelas vielas e ruas da chamada parte ‘baixa’ do bairro.

A ação visa combater o mosquito transmissor da Dengue e, de acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica, diariamente é feito um acompanhamento da movimentação do vírus na cidade. A partir das notificações recebidas nas unidades de saúde é identificado o ponto principal das ações de combate à proliferação do mosquito.

É importante frisar que o uso constante de repelentes é uma das principais armas individuais de combate à doença, bem como a vistoria e o descarte de possíveis criadouros do aedes Aegypti.

Unidades

As unidades de saúde dos bairros Barra do Una, Boiçucanga, Topolândia e Enseada foram equipadas com poltronas e macas; as salas de atendimento são chamadas de “Sentinelas”. Essas unidades passarão a ser referência para a estabilização e hidratação venosa dos pacientes que estiverem com suspeita de dengue.

A medida visa atender os pacientes de maneira mais rápida e eficaz, além de desafogar o fluxo no atendimento da UPA e do Pronto Atendimento de Boiçucanga. Os pacientes com suspeita de dengue continuam sendo atendidos normalmente em todas as unidades de saúde do município.

A dengue continua avançando nas cidades do Litoral Norte. Já são 277 casos positivos da doença nas quatro cidades. Em três meses, a região já registra mais que o dobro dos casos registrados no ano passado, quando 103 pessoas foram diagnosticadas com dengue.

A região teve uma morte por dengue hemorrágica, em Caraguá, em fevereiro; e, em março, uma morte suspeita em São Sebastião, ainda em investigação.

Caraguá registra o maior número de casos de dengue, 91; em seguida, vem Ubatuba, com 82 casos; São Sebastião, tem 60 pessoas infectadas ; e, Ilhabela, 34 casos.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.