Dengue São Sebastião

São Sebastião: Prefeitura faz nebulização contra mosquito da dengue

Tamoios News

A Prefeitura de São Sebastião realizou nebulização contra o mosquito da dengue, no fim da tarde desta terça (12), em áreas próximas ao Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS), UPA Central, Praça do Coreto, Garagem e Cemitério Municipal. 

Até o último dia 6, a cidade tinha 20 casos confirmados de dengue. A prefeitura não atualizou o número de casos da doença registrados no município, apenas divulgou a realização da nebulização.

As operações de nebulização em São Sebastião acontecem após estudo da Vigilância Epidemiológica, ligado a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), que identificou pontos com maior incidência em casos positivos no município.

As ações vão se repetir e sempre ocorrerão no fim da tarde, tendo em vista que o mosquito tem hábitos também noturnos. Vale ressaltar que a nebulização não ocorrerá em todas as ruas. Apenas onde se verificou o adensamento dos casos.

Nos locais onde a operação ocorre é preciso alguns cuidados. As residências precisam manter portas e janelas abertas, cobrir os alimentos, e as pessoas não devem correr atrás do carro de nebulização.

As próximas nebulizações devem ocorrer nos bairros de Juqhey, Barequeçaba, Topolandia, Bairro São Francisco, Enseada e Jaraguá.

Dengue

A Prefeitura de São Sebastião informou no dia 6 de março, que até aquela ocasião, tinham sido notificados 222 casos suspeitos de dengue. Deste total, 180 tiveram resultados negativos e foram descartados e 20 casos foram positivos. Os outros 22 casos aguardam resultado do Instituto Adolfo Lutz.

Em dois meses, a cidade já registrou mais da metade dos casos ocorridos ao longo de 2018. No ano passado foram confirmados 35 casos de dengue em São Sebastião.

Os casos positivos são dos seguintes bairros: São Francisco (03), Morro do Abrigo (01), Juquehy (05), Maresias (01), Barra do Sahy (01), Cambury (01), Centro (02), Enseada (01), Canto do Mar (01), Porto Grande (01), Barequecaba (01), Portal da Olaria (01) e Itatinga (01). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em 2018, o município registrou 35 casos confirmados de dengue.

Diariamente a Vigilância Epidemiológica mantém ações de monitoramento dos casos positivos da doença e dos locais com maior índice de infestação do vetor. Com ações como essa é possível identificar rapidamente um aumento significativo de casos por bairro, o que gera possibilidade de programar ações de bloqueio rapidamente.

O bloqueio inclui vistoria em imóveis para identificação e remoção de criadouros e aplicação de inseticida para eliminação dos mosquitos adultos em um raio de 150 metros do local onde foi encontrado o caso positivo.

A Prefeitura conta com uma novidade para a área assistencial, um teste rápido para casos suspeitos de dengue, disponível em todas as unidades básicas, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Pronto Atendimento (PA) de Boiçucanga.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, o resultado do teste fica pronto em 15 minutos, mas funciona apenas para pessoas que estejam nos três primeiros dias de início dos sintomas, quando é considerada fase aguda. Fora desse prazo é preciso realizar o exame de sangue convencional, que é enviado para o Instituto Adolfo Lutz e fica pronto de 15 a 20 dias. De qualquer forma o paciente já é tratado como um caso de dengue.

A Administração Municipal reforça também a importância da população fazer o descarte correto do lixo, e vistoriar as residências sobre os locais onde possivelmente possam se tornar criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.