Dersa São Sebastião

Dersa deve iniciar neste sábado operações com o catamarã LS2, exclusivo para pedestres

Tamoios News

A Dersa deve colocar em operação a partir deste sábado(19), o primeiro catamarã exclusivo para transporte de pedestres na travessia entre São Sebastião e Ilhabela. A lancha LS2 chegou na terça(15) e passou dois dias em testes no canal de São Sebastião. Tudo indica que a lancha deverá iniciar suas operações neste sábado, gratuitamente.

O LS 2 o primeiro, dos dois catamarãs, que irão operar no transporte exclusivo de pedestres na travessia São Sebastião/Ilhabela. A entrega da embarcação pela Dersa deveria ter sido feita em dezembro, antes do início da temporada de verão. O atraso se deve a problemas com a empresa que estava fazendo a reforma das duas embarcações. A embarcação chegou na tarde, desta terça(15), em São Sebastião, mas deve entrar em operação nos próximos dias.

O catamarã tem capacidade para transportar 360 pessoas e 50 bicicletas. Conta com ar condicionado e cadeiras confortáveis. O tempo da travessia deverá ser de dez minutos.

Construída em fibra de vidro, utilizada em aviões de grande porte, a LS 02 possui casco duplo, o que garante navegação com maior estabilidade. A LS 02, construída em plástico reforçado com fibra de vidro (PRFV), tem 29,50 metros de comprimento, 9,50 metros de largura e 2,70 metros de altura.

A embarcação foi utilizada na travessia Santos/Vicente de Carvalho, pertencente ao Sistema de Travessias Litorâneas da DERSA. Em 2017, passou por serviços de reforma,  modernização, translado e docagem da embarcação de passageiro e renovação do Certificado de Segurança da Navegação (CSN). Ainda não foi informado, se o serviço será gratuito ou cobrado.

A segunda embarcação, a LS-04, já teve 50% da reforma concluída, porém a empresa que realizava os trabalhos não cumpriu com as obrigações legais e teve o seu contrato rescindido. A Dersa estaria tomando as medidas legais para dar andamento ao processo licitatório para a reforma. Por isso ainda não há uma previsão de quando a embarcação deverá ser entregue em Ilhabela.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.