Educação Ambiental

Estado publica edital de patrocínio para Verão no Clima 2020

Tamoios News

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA) divulgou, neste sábado (5) no Diário Oficial do Estado, o edital para a próxima edição do projeto Verão no Clima 2020. As empresas interessadas em patrocinar as atividades de educação ambiental no litoral paulista podem se inscrever até o dia 11 de outubro para a terceira edição do programa.

O Verão no Clima tem por objetivo contribuir para a diminuição do acúmulo de lixo descartado nas areias das praias paulistas, divulgar conceitos sobre educação ambiental e a corresponsabilidade na proteção do meio ambiente.

“O projeto vem para estimular a mudança de hábito do descarte irresponsável de resíduos nas áreas de veraneio e lazer. Um dos desafios é a diminuição de microlixos como pontas de cigarro e materiais de uso único como canudos e copos de plástico nas praias”, explica o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

Nesta terceira edição, o Verão no Clima será realizado de janeiro a fevereiro de 2020. As ações ocorrem com o apoio dos 16 municípios do litoral paulista. A empresa vencedora ficará responsável pelo financiamento de todo material e das atividades realizadas.

A empresa vencedora do edital, por meio de ações de conscientização presencial, online, mutirões de limpeza, ações culturais, corridas e caminhadas, vai estimular a mudança dos hábitos de consumo dos turistas.

Na edição passada, foram realizados 17 mutirões de limpeza em todas as cidades do litoral. Mais de 5 toneladas de resíduos recolhidos em 75 praias, 35 tendas montadas nas areias, 19 atividades desportivas entre corridas e caminhadas, 50 mil Passaportes de Trilhas de São Paulo e cerca de 800 mil pessoas impactadas diretamente.

Fazem parte do programa os dezesseis municípios do litoral paulista, Bertioga, Cananeia, Caraguatatuba, Cubatão, Guarujá, Iguape, Ilha Comprida, Ilhabela, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos, São Sebastião, São Vicente e Ubatuba.

Para participar, a empresa deve manifestar interesse por meio envelope lacrado endereçado à equipe do Chamamento Público – Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente/Coordenadoria de Administração, Contratos e Convênios, na Avenida Professor Frederico Hermann Junior, nº 345 – Prédio 1 – 6º andar, Alto de Pinheiros, São Paulo/SP – CEP: 05461-010, indicando externamente, além da razão social da empresa, a referência “Chamamento Público nº 01/2019/CEA – Manifestação de Interesse”.