A EDP cortou a energia de três prédios da prefeitura de São Sebastião, na manhã desta quinta(3), por falta de pagamento. O débito da prefeitura para com a empresa é de R$ 5,9 milhões. A prefeitura emitiu nota informando que o corte de energia foi uma retaliação por parte da empresa. Leia:

A Prefeitura de São Sebastião informa que desde o início de sua gestão realizou inúmeras negociações com a companhia de energia EDP Bandeirante, inclusive para pagamento de uma dívida de iluminação pública, de aproximadamente R$ 4 milhões, deixada pela gestão passada.

A Administração ressalta que o acordo feito com a empresa previa contrapartidas para melhorar a prestação de serviços na cidade, que é precária, como as regularizações em diversos núcleos de Juquehy, Sítio Velho, Sertão de Maresias, o projeto de eficiência energética do Hospital, iluminação da serra entre Maresias e Boiçucanga, de posteamento de ruas da Região Central e Costa Norte e Sul, substituição de lâmpadas queimadas.

E que este acordo parou de ser cumprido após recentes tratativas e negociações com o superintendente Marcos Scarpa, a gerente operacional Roberta Nanini, e o analista de sistemas Maurício Mendes, na ocasião a Prefeitura reforçou a obrigatoriedade da melhoria dos serviços.

O Poder Executivo entende que a interrupção no fornecimento de energia na manhã desta quinta-feira (03/01), no Paço Municipal e em outros setores públicos, nada mais é que uma retaliação à intensa cobrança que o Município tem feito para o cumprimento deste acordo, e de outras melhorias reclamadas pela população.

A Prefeitura esclarece ainda que obras importantes para a população como a ponte sobre o rio do sertão de Cambury, conhecida como 2800, tem um poste no meio do percurso e a EDP não faz a retirada, embora já tenha sido solicitada inúmeras vezes.

Já na ponte entre Barra do Sahy/Baleia, a EDP Bandeirante se recusa a retirar os transformadores do local que vão permitir que seja feito o lançamento das vigas para que a obra possa ser concluída. Mais um prejuízo causado a população, que sofre em razão da falta de cumprimento do acordo pela empresa.

A Secretaria de Assuntos Jurídicos informou que já foi feita denúncia no Procon e vai entrar com uma ação pública contra a empresa, pois a medida adotada pela concessionária nesta data prejudicou um órgão de prestação de serviço público e seus milhares de contribuintes.

EDP

A EDP informa que cumpre rigorosamente seus projetos, investimentos e obrigações em toda sua área de concessão conforme um cronograma de atividades. A Companhia segue empenhada nas negociações para restabelecer o fornecimento de energia à Prefeitura de São Sebastião.