Especial Estradas

Celular ao volante é responsável por 54 mil mortes no trânsito

Tamoios News

Segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, o uso de aparelhos é a terceira maior causa de acidentes no trânsito, atrás somente de embriaguez ao volante e excesso de velocidade. Ao todo, são cerca de 150 mortes por dia e quase 54 mil por ano no país.

Segundo o Denatran, o número de multas para motoristas que usam celular ao volante no país foi de 268,3 mil no primeiro semestre de 2018, um aumento de 167% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Uma pesquisa do Cesvi Brasil indica que, em média, o condutor fica quase três segundos sem olhar para a via quando usa o aparelho. Parece pouco, mas esse tempo é suficiente para causar acidentes graves, pois os motoristas não percebem a mudança repentina dos semáforos, freada mais brusca do carro à frente ou até mesmo invadem a faixa ao lado.

Desde 2016, o CTB passou de média a gravíssima as infrações por uso de celulares. Com isso, o condutor recebe 7 pontos na CNH e paga multa de R$ 293,47. As leis mais severas até ajudam, mas alguns órgãos como o Denatran acreditam que investir na educação dos motoristas pode gerar mais conscientização e ajudar a reduzir o número de infrações.

Orientações

Preocupado com esses números, o Portal Tamoios News, consultou uma especialista no assunto, Roberta Torres, porta voz do Grupo Tecnowise e especialista em segurança e saúde no trânsito. O objetivo é alertar e conscientizar as pessoas a evitarem utilizar seus aparelhos quando estiverem ao volante. Confira:

Existe faixa etária de quem mais utiliza a prática de dirigir e falar ao celular?

É muito difícil falar em dados estatísticos que avaliem tão detalhadamente em nível nacional. A falta de atenção é sem dúvida uma das principais causas das colisões e atropelamentas. E se considerarmos a faixa etária que tem o maior envolvimento que é entre 18 e 34 anos, então, podemos dizer que os jovens estão entre os que mais utilizam o celular enquanto dirigem. Mas isso pode variar de estado para estado.

– Novas tecnologias para formação de condutores e reciclagem de motoristas

São várias ferramentas pedagógicas atualmente que auxiliam os professores na formação dos condutores novatos e daqueles que precisam de atualização. Além do simulador de direção, existem Softwares de apoio pedagógico na sala de aula, ferramentas de Realidade Virtual que podem levar o aluno para dentro do motor de um carro para que ele compreenda a importância da manutenção preventiva. As próprias Redes Sociais e os Aplicativos por onde você consegue interagir com os alunos e desenvolver um processo educativo.

– Simuladores estimulam conscientização de motoristas sobre fatores de risco no trânsito

O objetivo principal do simulador de direção é possibilitar a condução reproduzindo a sensação de conduzir um veículo, porém, com a vantagem de se ter o controle das variáveis do estudo sem colocar os usuários em risco. O instrutor poderá, por exemplo, reproduzir um período chuvoso, com neblina, com excesso de veículos ou pedestres, dentre outros. Na prática funciona sim. Inclusive vários estudos estão sendo desenvolvidos aqui no Brasil demonstrando uma melhoria no índice de aprovação e na taxa de sucesso nos primeiros exames.

– Como mudar o comportamento do condutor?

É preciso investir em três frentes: educação, engenharia e fiscalização. Especificamente na área da educação, é importante que tenhamos o tema sendo debatido dentro das escolas de maneira transversal. Precisamos melhorar a formação dos condutores e o simulador é um elemento importante para isso e investir também em campanhas educativas permanentes.

 A dispersão é um dos principais motivos de acidentes e atropelamentos. De que forma o uso de celular no trânsito potencializa esses acontecimentos?

Imagine que você esteja dirigindo a uma velocidade de 50 km/h e apita uma mensagem do WhatsApp. Então você pega o celular pra ver quem te mandou a mensagem. Só de pegar o celular e olhar, você vai gastar em torno de uns 3 segundos. A essa velocidade, o carro vai percorrer 42 metros sem você enxergar o que está acontecendo à sua frente. Praticamente cego. Só a título de comparação isso dá quase meio campo de futebol no padrão Fifa. É muita coisa.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.