Especial Notícias

Independência do Brasil: O que significa o dia 7 de setembro de 1822?

Tamoios News

7 de setembro, dia em que, às margens do rio Ipiranga, D. Pedro tornou o país independente

 

Por Juliane Zapparoli

A Independência do Brasil é um dos acontecimentos históricos mais importantes de nosso país. Marca o fim do comando português e a aquisição da autonomia política. A Independência do Brasil aconteceu às margens do rio Ipiranga, hoje atual cidade de São Paulo. O Príncipe Regente Dom Pedro gritou “independência ou morte” após esse momento, simbolicamente, o Brasil não era mais uma colônia de Portugal e finalmente ficou estabelecida a Independência do Brasil. Logo após a Independência, o Brasil passou a ser uma monarquia, uma forma de governo em que os poderes eram exercidos por um Imperador.

Segundo historiadora Arlene Elizabeth da Silva a independência do Brasil é o fato mais relevante da História do Brasil, pois marca a ruptura da submissão do Brasil colônia com a metrópole. “Após a vinda da família Real Portuguesa ao Brasil, a colônia tornou-se a principal fonte de financiamento através da retirada das suas riquezas naturais, pois até então o Brasil era a mais rica e bem-sucedida das colônias portuguesas, o que tornava a situação econômica da colônia muito precária. Os ideais de independência fizeram muitas vítimas que lutaram para romper o domínio de Portugal, um dos casos mais conhecidos foi à execução de Tiradentes pela coroa portuguesa, pois era um defensor deste ideal na Inconfidência mineira”.

De acordo com ela, o príncipe regente ouvindo o clamor dos seus súditos, convoca uma Assembleia Constituinte e algumas medidas foram tomadas para desligar a colônia da metrópole e conclamar o povo para a independência, mas essas medidas causaram retaliações de Portugal que decretou a anulação da Assembleia Constituinte e suas medidas e exigia a volta imediata do príncipe regente a Portugal. “Quando recebeu essas notícias, através de uma carta, como se encontrava em viajem de Santos para São Paulo, estando ele as margens do rio Ipiranga, revolta-se e brada em alto e bom som “Independência ou morte” incitando a todos a pegar suas armas e resistirem às ordens da coroa”.

A historiadora conclui dizendo que um dos principais personagens que aconselharam o príncipe regente a emancipar o Brasil e conseguinte o maior idealizador da independência foi José Bonifácio de Andrada e Silva que era ministro da colônia e ficou conhecido como “patriarca da independência”.

Para o munícipe de Caraguatatuba, Pierre Ginhoux, o 7 de setembro é o dia mais importante da história do país. Ele considera ser uma pena os jovens de hoje não saber o real significado da data. “É uma data cívica maravilhosa, quando foi proclamada a independência do nosso Brasil. É a data em que se começou um país. Eu acho que em todo o território nacional deveria ser mais difundido o 7 de setembro, a data deve ser colocada em destaque em todas as escolas”.

Segundo Ginhoux, o melhor regime de governo para o Brasil seria a monarquia parlamentarista, escolhida através de um novo plebiscito. “O que passa de pai para filho existe mais honestidade do que você vê nesses políticos de hoje em dia”, conclui Ginhoux.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.