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Queiroz Galvão usa tecnologia de ponta nas obras de duplicação da serra

Tamoios News

 

A duplicação do trecho de Serra compreende 21,6 quilômetros de novas pistas – entre o km 60,4 e o km 82 –, dos quais cerca de 15,45 quilômetros estão sendo viabilizados por meio de túneis e viadutos, para proteger a floresta existente, receberá um novo equipamento, o Cable Cabe.

Imagem ilustrativa de como será o novo trecho de serra, com duas pistas

O Cable Crane, que será trazido da Áustria, pela Queiroz Galvão,  será utilizado na construção de um dos trechos da rodovia na serra,  um modelo de construção que utiliza um teleférico conduzido por cabos, realizando o transporte de materiais e de pessoas, evitando a abertura de acessos dentro da mata. É a primeira vez no Brasil que essa metodologia será empregada.

Imagem do cable crane

Segundo a Queiroz Galvão, o equipamento ainda não chegou. Para a sua instalação, será trazido da Rússia, um helicóptero, especializado neste tipo de serviço.

A obra executada pela Queiroz Galvão, no trecho de serra, atravessa o Parque Estadual da Serra do Mar, uma das mais importantes unidades de conservação brasileiras, e a construção das pontes e viadutos vai evitar elevada supressão vegetal.

Segundo Flávio Café, gerente de saúde, segurança e meio ambiente da Concessionária Tamoios, todo o projeto de engenharia foi concebido de forma a minimizar os impactos ambientais.

Café explicou que como cerca de 70% do trecho é composto por túneis e viadutos, será utilizado um equipamento similar a um teleférico para realizar o transporte de materiais e de pessoas, evitando, assim, a abertura de novos acessos dentro da mata.

cable crane transporta material e equipamentos por teleférico

Segundo Café o cable crane e é uma espécie de teleférico de carga conduzido por cabos e erguido por torres treliçadas. O equipamento será montado para atender a uma frente de serviço: em vez de desmatar trechos para a construção de estradas de acesso para equipamentos, suprimentos e equipes, a logística será resolvida por cabos aéreos.

O gerente de manutenção da obra, João Pimentel Gomes Filho, informou que cable crane terá cerca de 170 equipamentos, que consumirão, aproximadamente, 160 mil litros de diesel por mês.

Segundo Gomes Filho, a manutenção do cable crane será feita preferencialmente, na oficina mecânica do canteiro de obras. E que, na eventualidade de ser feita nas frentes de obra, deverá ser usada uma bandeja coletora de óleo para evitar a contaminação da água e do solo..

O coordenador de meio ambiente Edenil Hacker, acrescenta que os óleos e graxas resultantes da manutenção do cable crane serão armazenados em bombas ou tonéis em bom estado de conservação, evitando, desse modo, um possível vazamento do produto e, por consequência, a contaminação ambiental.

Segundo informou Hacker, a oficina do canteiro está localizada no km 52 da rodovia, em Paraibuna. Ele disse ainda que a coleta dos óleos e graxas é feita a partir de um volume mínimo de 8000 litros, devido aos custos logísticos para a retirada desses resíduos. .

 

A Obra

A duplicação do trecho de Serra da Rodovia dos Tamoios representa a modernização do corredor logístico estratégico para o turismo e economia das regiões do Vale do Paraíba e Litoral Norte. A duplicação do trecho de Serra compreende 21,6 quilômetros de novas pistas – entre o km 60,4 e o km 82 –, dos quais cerca de 15,45 quilômetros estão sendo viabilizados por meio de túneis e viadutos, protegendo a floresta existente.

Após a finalização das obras, prevista para 2020, os usuários contarão com duas pistas distintas, sendo que o trecho de serra atual atenderá o fluxo de veículos sentido Litoral e a nova pista atenderá o fluxo de veículos sentido São José dos Campos. Atualmente, as obras têm mais de 40% de seu total concluído.

A duplicação tem 85% da sua área no Parque Estadual da Serra do Mar, o que é um desafio ambiental e de engenharia. Diante disso, o projeto é composto por túneis e viadutos, representando cerca de 72% do total da obra, preservando ao máximo a mata e a diversidade ecológica da região.

Dos seis viadutos em construção, o Viaduto 6, localizado em Caraguatatuba, é o que apresenta a maior porcentagem de avanço, com 93,37% das obras concluídas. Esse viaduto dá acesso ao Túnel 5 que apresenta um avanço de 62,65% com 2.315 metros de escavação.

Além das frentes de obra relacionadas diretamente à construção de túneis e viadutos, 17 outras frentes desenvolvem atividades como drenagem, terraplanagem e pavimentação, totalizando 37 frentes de trabalho. Já foram concluídos quatro quilômetros de duplicação, entre o km 60,4 e o km 64,4, incluindo a Ponte de Paraibuna.

A duplicação do trecho de Serra da Rodovia dos Tamoios, orçada em R$ 4 bilhões,  representa a modernização do corredor logístico estratégico para o turismo e economia das regiões do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Fontes: Concessionária Tamoios e Queiroz Galvão.

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