Especial Saúde

SAMU: Atendimento através do whatsapp para moradores do Bonete em Ilhabela é pioneiro no país

Tamoios News

Sistema pioneiro do Samu do Litoral Norte leva atendimento à comunidade isolada do Bonete, em Ilhabela, através do whatsapp. Projeto, que precisou ser aprovado por comissão especial do Ministério da Saúde, que só permite acionamento pelo telefone 192, gratuito e gravado, poderá ser estendido às outras comunidades isoladas da região

Por Salim Burihan

Um projeto pioneiro desenvolvido pelo Samu(Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) do Litoral Norte vem ajudando a agilizar atendimento médico e salvar vidas na comunidade isolada do Bonete, em Ilhabela, onde não é possível solicitar apoio do Samu através do telefone 192.

A comunidade do Bonete fica no sul de Ilhabela,  entre a Ponta da Sepituba e a Praia das Enchovas. O acesso é por mar, contornando a Ponta de Sepituba, no extremo sul da Ilha, e leva aproximadamente 40 minutos a partir da Praia do Perequê. Por terra, a caminhada pela trilha de 12 km leva em média 4 horas até a praia.

Vivem no Bonete cerca de 280 pessoas, caiçaras, que vivem da pesca artesanal e do turismo. Bonete tem uma praia de cerca de 600 metros de extensão e muitos atrativos naturais. No verão, chega a receber centenas de turistas do Brasil e do exterior.

Praia do Bonete, no sul da ilha

O projeto pioneiro em todo o país, que permite que o usuário acione o Samu através do whatsapp, precisou ser aprovado e autorizado pelo Ministério da Saúde, e está em operação desde o início do ano. O sistema deverá ser adotado em outras comunidades isoladas do país, onde não é possível fazer o acionamento pelo telefone 192 devido a falta de linha telefônica.

O acionamento do Samu através do whatsapp, vem sendo feito pelos moradores da comunidade da Praia do Bonete, em Ilhabela e tem ajudado a agilizar atendimentos e a salvar vidas. Segundo consta, Bonete é o único lugar do país onde é permitido acionar o Samu através do whatsapp, a partir de autorização especial concedida pelo Ministério da Saúde.

“O processo precisou ser muito bem fundamentado por parte do Samu-Litoral Norte. Passou pela avaliação de uma comissão de técnicos do Ministério da Saúde e foi aprovado, após atender algumas exigências. ”, explicou Dilmara Oliveira Abreu, Coordenadora Geral do SAMU Litoral Norte.

Segundo ela, o Ministério da Saúde, só permite o atendimento do Samu, a partir de chamadas feitas, gratuitamente, pelo telefone 192. E, que todas as chamadas devem ser gravadas. No Bonete, segundo ela, tem uso de celular via satélite, mas não se consegue fazer ligação ao 192, apenas através do watsapp.

O Ministério da Saúde informou que no DECRETO que institui o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, define a exclusividade do número 192 para acesso ao serviço em todo território nacional. As centrais de regulação do SAMU 192 possui sua gestão descentralizada, ou seja, podem e devem realizar ações administrativas necessárias para sua realidade e necessidade local, sempre respeitando as normativas e regulamentações do serviço.

A pasta ressalta que o SAMU 192 é um serviço que utiliza a telemedicina e que todos os atendimentos devem ser regulados pela central de regulação das urgências do SAMU 192. Somente após o gestor local dar conhecimento formal ao Ministério da Saúde sobre a prática adotada é que será possível analisar se configura uma ação contrária à regulamentação do serviço.

justificativas

“Nós explicamos as dificuldades dos moradores do Bonete, que é uma comunidade isolada de Ilhabela. Lá, não tem comunicação por linha telefônica e nem através de celular, isso dificultava muito o atendimento de urgência e emergência na comunidade. Foi aí que pensamos no uso do whatsapp”, contou Dilmara.

O Bonete conta com um atendimento de saúde, feito por um enfermeiro da prefeitura, que nos atendimentos faz os primeiros socorros e, em casos mais graves, que necessitam de remoção para os hospitais, aciona o Samu, pelo whatsapp.

Segundo Mara, essa é uma das exigências feitas pelo MS, que nessas localidades, onde não existe telefone, tenha um enfermeiro, um ajudante de enfermagem, que possa prestar os primeiros atendimentos e avaliar se é necessário ou não acionar o Samu.

No Bonete, quando o Samu é acionado, através do whatsapp, a equipe se desloca até lá, pelo mar, através de embarcações cedidas pela prefeitura ou pelo ar, com o uso do helicóptero Águia, da Polícia Militar.

Castelhanos

Esta semana, Mara participou de uma reunião, em Ilhabela, com representantes da prefeitura, da defesa civil e do Corpo de Bombeiros para tratar do atendimento de urgência e emergência em outras comunidades isoladas da ilha, entre elas, Castelhanos.

Na reunião, ficou acertado que será efetuado pelos agentes do Samu, treinamento com a comunidade, bem como estudo de viabilidade de instalação de telefone via satélite para atender os moradores via 192, e, caso seja viável, até mesmo o atendimento via whatsapp..

Segundo Mara, este mesmo procedimento ainda não pode ser feito nas demais comunidades, pois é preciso haver um profissional de saúde baseado no local, como ocorre no Bonete. Assim este mesmo procedimento poderá ser implantado na comunidade de Castelhanos tão logo seja inaugurada a unidade de saúde daquela comunidade.

1 Comentário

  • Pff me ajuda eu quero saber uma coisa eu comi carambola 4 e agora to com uma dor muito forte na barriga parecendo facadas e não to aguentando ?me ajuda oq eu faço tenho só 13 anos

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.