Esporte

Em 2019, Brasil foi o país do surfe

Tamoios News

A cada ano que passa o Brasil se firma um pouco mais como uma das potências do surfe. Em 2019, isso ficou evidente com conquistas importantes, como a do circuito profissional masculino pelo potiguar Ítalo Ferreira e do mundial júnior pelo catarinense Lucas Vicente. O Litoral Norte de São Paulo conta com dois surfistas, Gabriel medina e Filipe Toledo, entre os quatro melhores do mundo na atualidade. Medina estará nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Tetra no Circuito Mundial

Sem dúvida alguma, o maior feito do Brasil no surfe em 2019 foi a conquista do quarto título no Circuito Mundial masculino. Com direito a final decisiva no Billabong Pipe Masters, última etapa do Circuito Mundial de surfe, realizada na ilha de Oahu, no Havaí.

OAHU, UNITED STATES - DECEMBER 19: World Title contender Italo Ferreira of Brazil wins the 2019 Billabong Pipe Masters after winning the final at Pipeline on December 19, 2019 in Oahu, United States. (Photo by Ed Sloane/WSL via Getty Images)
Potiguar Ítalo Ferreira festeja conquista de seu primeiro título do Circuito Mundial – Ed Sloane

Com este triunfo, o Brasil chegou a seu quarto título mundial, após as vitórias de Gabriel Medina em 2014 e 2018, e de Adriano de Souza em 2015.

Além da conquista da etapa de Pipeline, o potiguar venceu em 2019 as etapas de Gold Coast (Austrália) e de Peniche (Portugal).

OAHU, UNITED STATES - DECEMBER 19: Two-time WSL Champion Gabriel Medina of Brazil advances to the semi finals of the 2019 Billabong Pipe Masters after winning Quarter Final Heat 3 at Pipeline on December 19, 2019 in Oahu, United States. (Photo
Momento de concentração de Gabriel Medina durante disputa do Pipe Masters – Ed Sloane

Ítalo derrotou Medina na grande decisão no Havaí por 15,56 a 12,94.

Jogos Mundiais de Surfe

Outra conquista do surfe brasileiro em 2019 que teve Ítalo como protagonista veio em setembro nos Jogos Mundiais de Surfe, realizados na praia de Kisakihama, em Miyazaki (Japão).

O potiguar garantiu o triunfo ao cravar um dez após completar um aéreo incrível, o que lhe garantiu o melhor somatório da final (17,77).  O norte-americano Kolohe Andino ficou com a prata (17,06). E Gabriel Medina somou 14,53 para garantir o bronze.

 Título conquistado pelo brasileiro Ítalo Ferreira, nos Jogos Mundiais de Surfe, no Japão.
Ítalo Ferreira celebra conquista dos Jogos Mundiais de Surfe – Twitter/Olympic Channel

Além da medalha de ouro na categoria masculina, o Brasil também fez bonito na disputa feminina, com a cearense Silvana Lima, vice-campeã.

Mundial Júnior

Se o presente no profissional já é de triunfos, o futuro também promete ser dourado, como mostra o título de Lucas Vicente no Campeonato Mundial júnior de surfe no final de novembro.

Para ficar com o título concedido pela Liga Mundial de Surfe (WSL, em inglês), o atleta do Brasil derrotou o norte-americano Kade Matson na final do Taiwan Open of Surfing.

Photos of 2019 WSL Junior Championships
Lucas Vicente garantiu Mundial júnior – Photos of 2019 WSL Junior Championships

Na decisão, Lucas fez um aéreo incrível na última onda que lhe permitiu vencer a disputa por 17,56 a 17,40. Desta forma o Brasil permaneceu no topo da competição, após a conquista de Mateus Herdy na última edição do Mundial.

Tóquio 2020

Em 2019 também foram definidos os representantes do Brasil no surfe nos Jogos de Tóquio, que acontecem em 2020.

Entre as mulheres as representantes serão a cearense Silvana Lima e a gaúcha Tatiana Weston-Webb, radicada no Havaí.

A brasileira Silvana Lima vai participar da estreia do surfe nos Jogos Olímpicos. Ela conquistou a vaga para Tóquio 2020 na etapa de Maui, no Havaí, do circuito mundial de surfe feminino
Cearense Silvana Lima representará o Brasil nos Jogos Olímpicos – Rede do Esporte

Já entre os homens o Brasil será defendido pelo paulista Gabriel Medina e pelo potiguar Ítalo Ferreira.

OAHU, UNITED STATES - DECEMBER 19: (L-R) Italo Ferreira of Brazil winner of his maiden WSL World Title and his maiden 2019 Billabong Pipe Masters and Two-time WSL Champion Gabriel Medina of Brazil runner-up at Pipeline on December 19, 2019 in
Ítalo Ferreira (esquerda) e Gabriel Medina estarão juntos em Tóquio 2020 – Kelly Cestari

Vice no Longboard

No Circuito Mundial de Longboard havia a expectativa de que a brasileira Chloé Calmon poderia ficar com o título entre as mulheres. Ela chegou à última etapa da competição, o Taiwan Open of Surfing, com chances reais de alcançar o feito.

TAITUNG, TAIWAN - DECEMBER 7 : Chloe Calmon from Brasil is eliminated from the 2019 Taiwan Open World Longboarding Championship with an equal 3th finish after placing second in semi final Heat 2 at Jinzun Harbour on December 7, 2019 in Taitung County, Tai
Chloé Calmon ficou perto do título mundial de longboard – WSL / Matt Dunbar

Mas a atleta do Brasil acabou parando nas semifinais da competição realizada em Taiwan ao ser derrotada por 13,57 a 10,70 pela francesa Alice Lemoigne.

Com o tropeço da brasileira, a havaiana Honolua Blomfield viu o caminho livre para ficar com o título mundial após superar Lemoigne na decisão. Por Agência Brasil.