Esportes São Sebastião

1º Jogos Interescolares de São Sebastião tem abertura nesta terça-feira (20)

Tamoios News

Os mais de 1.300 alunos que vão participar da 1ª edição dos Jogos Interescolares de São Sebastião estão nos preparativos da competição que inicia nesta terça-feira (20), no Centro de Apoio Educacional (CAE) do Pontal da Cruz, às 10h. A competição é uma parceria entre as secretarias da Educação (SEDUC) e de Esportes (SEESP).

Os jogos serão disputados até o dia 4 de setembro entre alunos do 6º e 9º das escolas de Ensino Fundamental II. As modalidades do torneio são atletismo, basquete de trio, damas, xadrez, natação, futsal, queimada e tênis de mesa.

De acordo com a SEDUC, o objetivo é promover uma ampla mobilização da comunidade estudantil, incentivando o esporte na base, estimulando o espírito de equipe e a confraternização. A realização dos jogos interescolares é a oportunidade de valorização da escola, na busca de um ensino de qualidade, tendo no esporte, uma das possibilidades para alcançar este objetivo.

As escolas municipais participantes da Costa Sul são Prof.ª Sebastiana Costa Bittencourt, de Boracéia; Prof.ª Nair Ribeiro de Almeida, de Juquehy; Prof. Antônio Luiz Monteiro, de Boiçucanga; Prof.ª Edileusa Brasil Soares de Souza, de Maresias. Na região central participam as escolas Henrique Botelho, da Vila Amélia; Prof.ª Luiza Helena de Barros, de Barequeçaba; Prof.ª Patrícia Viviane Santana, da Topolândia; Prof.ª Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro, do Pontal da Cruz; Prof. Walfrido Maciel Monteiro, do Morro do Abrigo. Da Costa Norte participa a escola Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano, da Enseada.

Os alunos inscritos estão ansiosos para a competição e na preparação estão sendo corajosos e confiantes. “É muito interessante ter esses jogos para nós podermos interagir uns com os outros e o que importa mesmo no jogo é a gente tentar se esforçar um pouquinho para representar nossa escola”, destacou a aluna Alana Gabrieli Faustino dos Santos, do Henrique Botelho.

Para o aluno Enzo Fernando Martinoviswsky, que morava no Paraná a edição dos é novidade incrível. “Eu estou muito ansioso, pois nunca participei de nada parecido, onde eu morava não tinha esses jogos”, contou.

Os organizadores da competição são os professores de Educação Física da rede municipal de ensino, Rogério Botelho e Leonardo Matsuhashi, que estão orientando os treinamentos junto com os professores de Educação Física de cada escola participante. “A expectativa é muito grande, o nível de ansiedade vai ao teto”, comentou o professor Luiz Rodrigues Junior.

Programação


20 de agosto (terça-feira) 

Local: CAE Pontal da Cruz
10h – Abertura
13h30 – Natação

21 de agosto (quarta-feira)
Local: CAE Pontal da Cruz
13h30 – Futsal


22 de agosto (quinta-feira)

Local: Verde Escola e Barra do Una
13h30 – Futsal

23 de agosto (sexta-feira)
Local: CAE Pontal da Cruz
13h30 – Basquete Trio

Local: E.M. Solange de Paula
13h30 – Futsal

24 de agosto (sábado)
Local: E.M. Solange de Paula
9h – Damas
9h – Xadrez


26 de agosto (segunda-feira)

Local: Verde Escola e Barra do Una
13h30 – Futsal


27 de agosto (terça-feira)

Local: Verde Escola e Barra do Una
13h30 – Futsal


28 de agosto (quarta-feira)

Local: E.M. Patrícia Viviani (Topolândia)
9h – Tênis de Mesa
14h – Tênis de Mesa


29 de agosto (quinta-feira)

Local: CAE Pontal da Cruz
13h30 – Queimada


30 de agosto (sexta-feira)

Local: E.M. Solange de Paula
13h30 – Futsal


02 de setembro (segunda-feira)

Local: CAE Pontal da Cruz
13h30 – Futsal


03 de setembro (terça-feira)

Local: CAE Pontal da Cruz
13h30 – Futsal


04 de setembro (quarta-feira)

Local: Estádio Municipal Otoniel Santos (Gringão) – no Varadouro
13h30 – Atletismo
17h – Encerramento