Caraguatatuba Esportes

Caraguá terá festival de voo livre neste sábado e domingo

Tamoios News

Neste sábado(20) e domingo(21), acontece em Caraguá o Festival de Voo Livre, com realização do piloto Carlos Eduardo Tosetto dos Santos, com apoio da  Associação Caraguatatuba de Voo Livre (ACVL), em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação.

O festival, que faz parte das comemorações de Aniversário da Cidade, homenageia o professor Auracy Mansano, que faleceu no dia 03 aos 83 anos e era um apaixonado pelo voo de tracker.  Na competião, os saltos serão realizados na pista de voo livre, no Morro Santo Antônio, com pouso na Praia do Centro.

Mais de 80 pilotos de diversas regiões do país são esperados, e o evento conta com as categorias asa delta e parapente. O objetivo do festival é expandir o público do voo livre, tornando Caraguatatuba uma cidade cada vez mais conhecida no ramo.

Segundo o presidente da ACVL, a pista é adequada para ótimos voos durante todo o ano, devido ao microclima de Caraguatatuba. “Este clima que temos na praia favorece voos durante todo o ano. O evento é uma ótima oportunidade para munícipes e turistas observarem apresentações aéreas incríveis e diferenciadas”, ressalta.

O presidente também relata que, desde janeiro de 2019, a pista conta com Notam – Notice To Airmen (Aviso Aos Aeronavegantes), que alerta aos pilotos de avião e helicóptero que sobrevoam o município que a cidade conta com uma pista de voo livre. “Isto é de extrema importância para que haja uma segurança maior aos praticantes de voo livre de Caraguatatuba, pois este alerta faz com que os pilotos que passem por aqui mudem a rota para evitar colisões”, explica.

Agora, a cidade também conta com seguro de vida, em convênio com a Porto Seguro. “O piloto paga, a partir de agora, uma taxa de R$ 10,00 para ter esta seguridade. Este seguro é obrigatório em voos duplos instrucionais”, relata o presidente.

Caraguatatuba possui um ponto de Vôo Livre muito procurado por contemplar algumas das mais belas praias do Brasil. Os Vôos de asa-delta e parapente são coordenados pela ACVL.

Dados da Pista de Voo Livre de Caraguatatuba:

  • Altitude – 425 metros
  • Desnível – 425 metros
  • Quadrante – S/SE/E
  • WayPoint – S 23º 36’ 638” W 045º 24’ 247”
  • Decolagem – Rampa natural
  • Pouso – Na praia
  • Melhor Época – O ano todo

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.