Esportes Ubatuba

“Desafio das Praias”: atleta morre durante a prova. Organização não exige atestado médico, apenas assinatura de termo de responsabilidade

Tamoios News

Apesar de ser uma prova de aventura, de muitos desafios e exigir muito dos atletas, os organizadores do “Desafio das Praias” não solicitam atestado médico aos participantes, apenas a assinatura de um termo de responsabilidade, que explica as dificuldades e desafios da prova e isenta os organizadores de possíveis acidentes ou ocorrências

Por Salim Burihan

 

Foi sepultado neste domingo, na cidade de Mauá(SP), A.S.L, de 29 anos, que morreu no sábado, quando participava da competição Desafio 28 Praias, em Ubatuba.

 

A competição, de 42 quilômetros, é disputada passando por praias, subidas, trilhas e cachoeiras, exigindo muito preparo dos atletas. Cerca de 2 mil competidores participaram da prova, disputada sob sol forte e muito calor, no sábado(22).

O atleta de Mauá participava pela primeira vez do Desafio das Praias, segundo os organizadores. Ele disputava a prova de 21 quilômetros de percurso, quando no trecho final da prova, se sentiu mal.

O atleta teria sido socorrido por médicos da organização da prova, mas não resistiu e veio a falecer. A suspeita é que A tenha tido uma parada cardíaca.

O IML(Instituto Médico Legal) de Ubatuba informou que o corpo do atleta não passou pelo local, por não se tratar de morte violenta ou suspeita.

Na delegacia de Polícia de Ubatuba, também não existe nenhum boletim de ocorrência, segundo consta, por se tratar de morte natural.

O corpo de A foi sepultado no domingo, no Cemitério Vale dos Pinheirais, em Mauá.

É a segunda morte registrada em competições de corridas no Litoral Paulista no segundo semestre deste ano.

Em julho, Nerealdo dos Santos, de 45 anos, morreu durante a prova Desafio do Dragão, no Guarujá, uma prova de 10 quilômetros, na qual ele participava com a mulher e a filha.

Durante a prova, Santos sentiu-se mal e desmaiou. Ele foi socorrido pela organização da prova, mas não resistiu. Ele sofreu uma parada cardíaca durante a competição.

Prefeitura

O secretário de Esportes de Ubatuba, Alberto Jacob, disse que, a morte do atleta foi a primeira ocorrida na cidade. Segundo ele, foi uma fatalidade.

Jacob explicou que a empresa organizadora do evento em parceria com a prefeitura adota todas as medidas necessárias para a realização do Desafio das 28 Praias.

“Analisamos o percurso, contamos com apoio das policias rodoviária estadual e federal, da policia militar, dos bombeiros, do Samu…Colocamos ambulâncias, médicos e socorristas…”, informou.

Segundo ele, a empresa organizadora sempre adotou todos os procedimentos para que a disputa seja realizada com total segurança dos participantes.

Empresa

Segundo Rafael Zanqui, da Mindset, empresa que organiza o desafio das praias, a organização tinha 260 pessoas trabalhando na prova, quatro ambulâncias para possível remoção de atletas, uma ambulância UTI, com médico na área de chegada e socorristas para primeiros socorros nas trilhas.

“Fizemos tudo o que foi possível para socorrê-lo, infelizmente, foi uma fatalidade”, disse Zanqui. Segundo ele, foi a primeira morte ocorrida na disputa do desafio das praias que é realizado há quatro anos.

Segundo Zanqui, os atletas assinam um termo de responsabilidade antes de serem inscritos, onde estão detalhados os riscos e as dificuldades da competição, isso, para isentar os organizadores de qualquer coisa que venha a ocorrer durante a disputa.

Os organizadores não exigem um atestado médico dos atletas inscritos. Zanqui explicou que os atletas são orientados sobre o devido preparo físico para poderem fazer a prova.

“Fazemos as devidas recomendações antes das competições, detalhamos as dificuldades trecho a trecho, deixamos todos cientes das dificuldades e dos riscos,  comentou.

Zanqui, antes da premiação dos atletas, contou para todos o que teria ocorrido e prestou toda a ajuda necessária para a esposa de A, uma jovem de 24 anos. Foi Zanqui quem também cuidou de toda a tramitação para a liberação do corpo do atleta.

A organização tem um seguro saúde e a família do atleta será beneficiada pelo seguro. O valor do seguro não foi informado pelos organizadores. Segundo Zanqui, a empresa continuará dando todo o suporte necessário à família do atleta.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.