Esportes

Novidades Movimentam Ilhabela Sailing Week Dentro e Fora da Água

Tamoios News
Brekelé, da Escola Naval
Brekelé, da Escola Naval

Marcos Méndez/Sailstation

Estreitamento da parceria com a prefeitura, retorno da classe Bico de Proa e estreia da HPE 30 estão entre as novas atrações de 2015

Ilhabela (SP) – À véspera da abertura da principal competição da vela oceânica da América Latina, aumenta a expectativa para se conferir dentro e fora da água as novidades da 42ª Ilhabela Sailing Week. As regatas de oceano começam neste sábado (4) com previsão para rajadas de sul com até 20 nós (36 km/h) na disputa Alcatrazes por Boreste – Marinha do Brasil e seguem até 11 de julho. A Semana de Monotipos, incorporada neste ano ao evento, será aberta nesta sexta-feira (3).

As novidades de 2015 passam pelos cerca de 150 barcos inscritos e acrescentarão qualidade às regatas e entretenimento a mais de mil velejadores. O desempenho dos barcos estreantes HPE 30, derivados dos competitivos HPE 25, é aguardado com ansiedade, enquanto o retorno da classe Bico de Proa, após uma década, promete resgatar a alegria e o prazer de se velejar em tripulações formadas por parentes e amigos. Fora da água, a programação cultural, de 3 a 12 de julho, na Praça das Bandeiras (Vila), terá atrações como Paula Toller, Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra, Biquini Cavadão e Simoninha. (programação completa abaixo).

“A Prefeitura Municipal sempre apoiou a Ilhabela Sailing Week, mas neste ano está consolidando a tradição náutica da cidade e reforçando o compromisso com os velejadores”, enfatiza Carlos Sodré, o Cuca, diretor da Comissão de Regatas. “Será um ganho para os participantes e para a comunidade porque estarão mais envolvidos pela atmosfera da vela. Manteremos a qualidade e tornaremos o evento ainda mais democrático com o retorno dos Bicos de Proa”, assegura Cuca.

Com as novas atrações e a experiência adquirida ao longo dos anos, a Capital Nacional da Vela está preparada para as emoções do mês de julho. “A vela é o nosso DNA. Por conta do Canal de São Sebastião e dos bons ventos, grandes regatas são disputadas em Ilhabela. Será um espetáculo, mais de duas centenas de barcos (incluindo os monotipos) desfilando pelas raias”, enaltece o secretário municipal de Turismo, Harry Finger.

037 meio ilha

Comandantes inéditos – A 42ª Ilhabela Sailing Week proporcionará a velejadores consagrados, situações inéditas dentro da competição. O medalhista olímpico Lars Grael comandará pela primeira vez em Ilhabela o Magia Energisa, barco do irmão Torben que estará chefiando a delegação brasileira de vela no Pan de Toronto. Em 2014, Lars venceu na Star e conquistou o título sul-americano da classe ao lado de Samuel Gonçalves, que também embarcará no Magia.

O campeão mundial da classe Finn, Jorge Zarif, aproveitará a competição para manter o ritmo na campanha olímpica para os Jogos Rio 2016. Pela primeira vez estará a bordo de um HPE 25. “Vou velejar em Ilhabela no Carioca Fiote, depois de treinar de Finn por duas semanas no Rio para o evento teste da CBVela, no início de agosto, na raia olímpica. Esta semana na ilha, com muitos HPE na disputa, será importante para melhorar meu ritmo de regata. É um novo desafio porque nunca fui timoneiro de um barco com vela balão. Estou animado por retornar à semana de vela depois de oito anos, com uma tripulação de amigos”, conta Jorginho. Seu pai, Guga Zarif, também velejador olímpico, venceu a Ilhabela Sailing Week em 2005 com o Áries IV.

Quem também estará de barco novo neste ano é Marcelo Bellotti, competidor assíduo nas raias de Ilhabela. Acostumado às classes Star e HPE 25, o velejador está empolgado com a estreia na HPE 30. “Estou super motivado com a nova classe. O projeto é muito legal e o barco se mostrou rápido e gostoso de se velejar durante os treinos. Espero que faça brilhar os olhos de outros velejadores, conforme aconteceu comigo”, deseja Bellotti, que a partir de quarta-feira (8) será substituído no HPE 30 Capatosta para correr no Star que leva o mesmo nome.

A presença dos sempre eficientes alunos da Escola Naval, do Rio de janeiro, e do Colégio Naval, de Angra dos Reis abrilhanta a competição anualmente com a chancela da Marinha do Brasil representada em vários barcos. A novidade deste ano será a presença de velejadores da EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante), também do Rio. Em participação inédita, os atletas do GVR (Grêmio de Vela e Remo) da EFOMM estarão divididos em 4 barcos civis, junto com os demais tripulantes. Jonas Gomes será trimmer (regulador de vela) no Sessentão. Os alunos Rangel e Alcântara competirão no Saravah”, enquanto Carlos Roberto será proeiro do Rainha e Vitor Costa velejará no De Boot.

Clínicas de Inverno – Durante a Ilhabela Sailing Week, a BL3 Escola de Iatismo realizará a tradicional clinica de inverno destinada principalmente aos filhos dos velejadores, enquanto os pais competem. As aulas serão desenvolvidas de segunda a sexta-feira (6 a 10), das 11h às 16h. Os velejadores do futuro terão à disposição as classes Optimist, Open Bic e Dingue. Filhos de velejadores inscritos na ISW terão desconto especial e ainda poderão assistir, embarcados, à largada da regata decisiva, sábado (11). As informações podem ser obtidas pelo fone (12) 3896-5885 ou e-mail: armação@bl3.com.br.

Completando 20 anos de participação na Ilhabela Sailing Week, sempre com veleiros tripulados por alunos, a BL3 tentará o bicampeonato na RGS Cruiser com o timoneiro Clauberto Andrade no barco BL3. O outro veleiro da escola, o BL3 Urca terá comando de Pedro Rodrigues para competir na RGS. O experiente Edgardo Vieytes, com cinco regatas Sidney-Hobart, uma America’s Cup e vários campeonatos europeus de oceano no currículo, reforçará a tripulação.

Da Patagônia para Ilhabela – O velejador Marcos Hurodivich, com mais de três voltas navegadas ao redor da Terra, fez uma pausa estratégica em sua velejada pela Cone Sul para participar da Ilhabela Sailing Week. “Estava em uma viagem oceânica com o veleiro polar Endurance, de 64 pés. Fomos do Guarujá até Puerto Madryn na Península Valdez, Patagônia Argentina, em percurso com cerca de 1.800 milhas (3.200 km)”, relata Marcão, que está conduzindo o Endurance com outros dez tripulantes, em curso de treinamento de vela e vivência a bordo.

“Fiz uma parada estratégica em Valdez antes da semana de vela. Deixaremos o complemento da viagem até Ushuaia, Argentina, para outubro. Ao contrário de 2014, quando velejei em um HPE 25, neste ano participarei como proeiro do lendário veleiro Atrevida, de 80 pés”, compara Marcão. “São os extremos. Estou indo do menor ao maior, mas sempre com grande entusiasmo e emoção. Depois de enfrentar seis patagônicos graus negativos, espero que o inverno seja quente em Ilhabela”, antecipa o polivalente marujo.

Programação esportiva

Dia 3/07 (sexta-feira), 9 às 23h: Secretaria do Evento aberta

Dia 4/07 (sábado), 8 às 17h: Secretaria do Evento aberta

12 h: Regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil – Classes: ORC, IRC, S40, RGS Cruiser, Bra-RGS A e B

12h10: Regata Ilha de Toque-Toque por Boreste – Classes: C30, Bra-RGS C e Clássicos

Dia 6/07 (segunda-feira), 12h: Campeonato Brasileiro da classe C30

Dia 7/07 (terça-feira), 12h: Campeonato Brasileiro da classe C30

Dia 8/07 (quarta-feira), 12h: Regatas para todas as classes

Dia 9/07 (quinta-feira), 12h: Regatas para todas as classes

Após as regatas do dia: Premiação das regatas de percurso do dia 4/07

Dia 10/07 (sexta-feira), 12h: Regatas para todas as classes

Dia 11/07 (sábado), 12h: Regatas para todas as classes

20h: Premiação geral da 42ª ISW e demais campeonatos

Programação Cultural

Praça das Bandeiras, na Vila

Dia 3/07 (sexta) – 20h – Abertura oficial – Banda de Fuzileiros Navais e Orquestra Popular de Ilhabela.

Dia 4/07 (sábado) – 22h – Paula Toller

Dia 5/07 (domingo) – 16h – Pequeno Cidadão (Antonio Pinto, Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra e Ticiana Barros acompanhados por seus filhos)

21h – Felipe Blues

Dia 6/07 (segunda) – 21h – Legião Urbana Cover

Dia 7/07 (terça) – 20h – Premiação Regata de Alcatrazes

21h – Helena Serena

Dia 8/07 (quarta) – 21h – Biquini Cavadão

Dia 9/07 (quinta) – 20h – 12ª Mostra de Dança da Fundaci

Dia 10/07 (sexta) – 20h – 12ª Mostra de Dança da Fundaci

Dia 11/07 (sábado) – 20h – Premiação final 42ª Ilhabela Sailing Week

22h – Simoninha

Dia 12/07 (domingo) – 19h – Dani Mattos Quarteto

21h – Scalandrum Piazzola (grupo argentino de Jazz/Tango, com releitura de Astor Piazzola)

A abertura do evento será em 3 de julho, simultânea à Semana de Monotipos, e as regatas de oceano serão disputadas entre os dias 4 e 11, com sede no YCI. Estão convidadas as classes: ORC, IRC, BRA-RGS, RGS Cruiser, S40, Star, HPE 25, C30, Mini e Clássicos, além do retorno da Bico de Proa e da estreia da HPE 30.

A 42ª Ilhabela Sailing Week tem organização do Yacht Club de Ilhabela e patrocínio de Mitsubishi Motors. Os apoios são de Prefeitura Municipal de Ilhabela, Brancante Seguros, Hotel Real Villa Bela, Med Salva, North Sails, Transbrasa, CBVela, Marinha do Brasil, Yacht Club Argentino e Full Time.

Site e fan page estão no ar – A 42a. edição da Ilhabela Sailing Week já tem site e fan page no ar.

Para conferir as novidades acesse:
site oficial : ilhabelasw.com.brFanpage no Facebook: ilhabelasw

Fonte: ZDL

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.