Caraguatatuba Esportes

Paratletas faturam 10 medalhas de ouro no Campeonato Paulista de natação e atletismo

Tamoios News
Foto: Divulgação

 

 

Os paratletas de Caraguatatuba mais uma vez obtiveram sucesso na principal competição de esportes adaptados do estado de São Paulo. Foram 18 medalhas na natação, sendo seis de ouro, seis de prata e seis de bronze. Já o atletismo ganhou 11 medalhas, quatro de ouro, quatro de prata e três de bronze.

O campeonato foi disputado no Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo, no último sábado (7) e contou com a participação de 19 atletas de Caraguatatuba, dez da natação e nove do atletismo.

Dentro deste torneio é realizado o Circuito Paulista de Natação, no qual o time caraguatatubense faturou o vice-campeonato por equipes, ficando atrás apenas de São José dos Campos. Os atletas são treinados pelo técnico Thiago Intriere.

A nadadora Ana Paula Carvalho ganhou três medalhas de ouro, nas provas de 50m livre, 100m peito e 200m medley e foi o grande destaque da delegação nesta etapa do campeonato. Mas os resultados não foram satisfatórios para a atleta, que quer estabelecer novas marcas e conseguir a convocação para a Seleção Brasileira de Natação Paralímpica.

“Apesar das medalhas, não gostei muito dos meus tempos. Mas já neste mês eu poderei melhorar com minha participação no Open Internacional Loterias Caixa, o principal torneio do país. Estou ansiosa para este campeonato, já que estou buscando uma convocação para representar o Brasil. A grande meta é participar dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2020”, afirmou a nadadora.

Já a destaque das competições do atletismo foi a velocista Josiane Nowacki, que ganhou uma medalha de ouro nos 400m e bronze nos 100m na categoria de cadeira de rodas. Ela mostrou-se satisfeita com seus resultados e a redução de tempo nas duas provas em que participou.

“Eu não esperava conseguir reduzir minhas marcas nas provas. Gostei bastante desse campeonato. Minha próxima prova aqui em Caraguatatuba, uma meia maratona (21km), buscando melhorar os tempos feitos em treinamentos. Com essa competição realizada ‘em casa’, vou sentir menos os desgastes comuns de viagens e de acordar cedo, então estou muito otimista”, disse Josiane.

O treinador da equipe de atletismo é Rodrigo Brandt.

Classificação Funcional – No Esporte Paralímpico, os paratletas são divididos em diferentes classificações funcionais. Isso quer dizer que deficientes que tenham o mesmo comprometimento físico e/ou mental (ou parecidos) competem entre si, para não acontecer desvantagem competitiva.

No mundo Paralímpico existem atletas pertencentes a seis categorias: amputados, paralisia cerebral, deficiência visual, lesão medular, deficiência mental e “les autres”, que são os esportistas que não se enquadram em outros grupos.

Confira o quadro de medalhas por classificação funcional:

Natação
Adalberto Romano (classe s05)
Ouro nos 50m borboleta
Prata nos 50m costas
Prata nos 200m livre

Ana Paula Carvalho (classe s08)
Ouro nos 50m livre
Ouro nos 100m peito
Ouro nos 200m medley

Antônio Menger (classe s08)
Prata nos 400m livre
Bronze nos 100m livre
Bronze nos 200m medley

Diogo Natali (classe s07)
Bronze nos 100m peito

Joseilton Barbosa (classe s10)
Ouro nos 100m peito
Prata nos 100m livre
Bronze nos 50m livre

Marçal Leme (classe s07)
Ouro nos 50m borboleta

Ricardo Briane (classe s14)
Prata nos 50m livre
Bronze nos 200m livre

Sabrina Fagundes (classe s12)
Prata nos 50m livre

William Aleixo (classe s09)
Bronze nos 100m costas

Atletismo
Álvaro Alencar
Prata nos 100m
Bronze nos 200m

Ana Canuto
Prata no arremesso de disco
Prata no lançamento de dardo

Brando Aquila
Bronze nos 200m para cegos

Elen Dias
Ouro no arremesso de peso
Ouro no arremesso de club

Josy Nowacki
Ouro nos 400m de cadeira de rodas
Bronze nos 100m de cadeira de rodas

Wagner Bueno
Ouro nos 1500m de cadeira de rodas
Prata nos 800m para cadeira de rodas

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.