Esportes São Sebastião

São Sebastião: Prefeitura promove Torneio de Canoagem em Toque-Toque Pequeno neste sábado

Tamoios News

A Prefeitura de São Sebastião, em parceria com a Sociedade Amigos de Toque-Toque Pequeno (SAPEQUE), vai realizar no próximo sábado, a partir das 9h, a 28ª edição do Torneio Sábado de Aleluia de Canoagem da Praia de Toque-Toque Pequeno.

A competição contará como a primeira etapa do Circuito de Canoa Caiçara 2019, que além desse evento, terá também etapas de canoagem em Barra do Una, no Mangue do Araçá e no Bairro São Francisco.

Em Toque-Toque Pequeno, irão ocorrer disputas femininas, masculinas e mistas de canoa típica, canoa para regata, canoa com quatro remos, canoa com três remos, canoa com dois remos e canoa com um remo. Também vai haver no local, disputas femininas e masculinas, de Stand-Up Paddle e Caiaque.

Todas as disputas de esportes aquáticos são voltadas à pessoas a partir dos 15 anos, sendo que as inscrições devem ser feitas no local e horário do evento, com os interessados devendo estar munidos com um documento pessoal com foto, e os menores de idade tendo que obrigatoriamente estar com autorização do responsável legal em mãos.

Na areia, a Secretaria de Esportes vai realizar a terceira etapa do Circuito Sebastianense de Vôlei de Praia, a partir das 10h, contemplando as categorias livre feminina e livre masculina, sendo destinada a todas as pessoas a partir dos 15 anos, com as inscrições ocorrendo no local a partir das 8h.

Ainda na praia, será promovida para todas as crianças e adolescentes de 5 a 15 anos, uma Corrida Kids, que será organizada por idade e contará com distâncias de 100m para todas as categorias. Os interessados devem se inscrever no local e horário do evento, munidos de documento pessoal com foto e autorização dos pais.

Além das disputas, a parte gastronômica do evento, fica por conta dos cerca de 500 quilos de peixes carapaus assados na brasa pelos caiçaras; além dos hot dogs, refrigerantes e água, que são distribuídos gratuitamente na praia.

Segundo o presidente da SAPEQUE, José Roberto de Lara, a importância do torneio é muito grande para a comunidade local. “Esse torneio se iniciou em 1991, por iniciativa de Dona Eulália, a “Lala” de Toque-Toque Pequeno; do Seu Messias Matos, já falecido; da Dona Ana Matos; e do Seu Iran de Toque-Toque Pequeno. A cada ano que passa a festa vai ficando maior e mais importante, sendo que nós recebemos muitas doações dos comerciantes locais, além do apoio da prefeitura e da SEESP, que são fundamentais”, disse ele.

Para uma das organizadoras, Vanessa Stropp, o torneio é muito importante para a cultura caiçara. “É a expressão da nossa cultura, a canoa caiçara é um elemento forte dentro do nosso município. O torneio acaba trabalhando também com a autoestima das pessoas que participam do evento e com o potencial turístico de São Sebastião”, destacou Vanessa.

A organização do Circuito de Canoa Caiçara 2019 enfatiza que a próxima etapa do circuito já está definida, e vai acontecer no dia 18 de maio, em Barra do Una. Já as duas próximas etapas, programadas para ocorrer no Mangue do Araçá e no Bairro São Francisco, tem previsão de realização para o segundo semestre de 2019.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.