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Ubatuba sediará a largada do Enduro da Independência 2019 – Uma aventura off road do Mar as Montanhas

Tamoios News

A cidade de Ubatuba sediará a largada do Enduro da Independência, uma das mais importantes provas de motociclismo do país. A largada será no dia 4, mas no dia 3, haverá apresentação com a equipe Força&Ação Honda
21h e da Freestyle com Fred Kyrillos – Honda, em rente ao Centro de Convenções da cidade.

A largada será às 6 horas da manhã do dia 4 com destino a cidade de Itajubá, em Minas Gerais. O evento deverá atrair até Ubatuba motociclistas e turistas de todo o país, pois o Enduro da Independência sempre lança tendências desde sua criação, em 1983.

A prova de regularidade, criada para desbravar as trilhas percorridas por D.Pedro até as Minas Gerais em busca de apoio para declarar a independência do país, se transformou no primeiro grande evento do fora de estrada brasileiro.
Capaz de resistir ao tempo com o mesmo fascínio e se reinventar ao longo dos anos. Com percursos que atravessaram boa parte da região Sudeste e, a cada edição, trazem um desafio diferente.

Na 37ª, os participantes sairão de Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo, encarando a Serra do Mar, rumo a Lavras, Sul de Minas, e a Serra da Mantiqueira, com direito a paradas em Itajubá e na estância hidromineral de Caxambu. Mais uma aventura do mar às montanhas.

O Enduro da Independência conta com o patrocínio da Honda Brasil, Pro Tork Racing Development, Yamaha Racing, Totem, Rinaldi Pneus, Menta Motos, ASW Racing, By Moto – A casa da Honda, Cervejaria Backer, Slin Graphics, BMP Special Parts, Ello Benefícios e apoio das Prefeituras Municipais de Ubatuba/SP, Itajubá/MG, Caxambu/MG e Lavras/MG.

Enduro da Independência 2019
PROGRAMAÇÃO DO ENDURO DA INDEPENDÊNCIA 2019 – 3ª EDIÇÃO
PROGRAMAÇÃO 03/09
Entrega de Material e Largada Promocional Ubatuba/SP
14h – Abertura de Secretaria de Prova e Parque Fechado
18h – Apresentação com a equipe Alto Giro – Pro Tork
19h – Cerimonial de abertura e largada promocional
20h – Apresentação com a equipe Força&Ação Honda
21h – Apresentação Freestyle com Fred Kyrillos – Honda
Local: Centro de Convenções

PROGRAMAÇÃO 04/09
Ubatuba/SP a Itajubá/MG
06h – Largada de Ubatuba/SP sentido Itajubá/MG
13h – Chegada dos pilotos do Enduro do Independência
19h – Entrevista com os Campeões do Dia e Briefing
20h – Desafio do Kart – Corrida com os
Campeões do dia
21h – Apresentação com a equipe Alto Giro – Pro Tork
Local: Parque da Cidade

PROGRAMAÇÃO 05/09
Itajubá/MG a Caxambu/MG
07h – Largada de Itajubá/MG sentido Caxambu/MG
13h – Chegada dos pilotos do Enduro da Independência
19h – Entrevista com os Campeões do Dia e Briefing
20h – Apresentação com a equipe Alto Giro – Pro Tork
Local: Centro da Cidade

PROGRAMAÇÃO 06/09
Caxambu/MG a Caxambu/MG
7h – Largada dos pilotos do Enduro do Independência Caxambu/MG a Caxambu/MG
13h – Chegada dos pilotos do Enduro do Independência
19h – Entrevista com os Campeões do Dia e Briefing
Local: Centro da Cidade

PROGRAMAÇÃO 07/09
Caxambu/MG a Lavras/MG
7h – Largada de Caxambu/MG sentido Lavras/MG
12h – Chegada dos pilotos do Enduro da Independência
18h – Premiação dos Campeões
Local: Praça Dr. Augusto Silva

História do Enduro da Independência

Enduro de regularidade é um tipo de competição motociclística fora de estrada, bastante difundida no Brasil. É uma prova de longa duração, em que a velocidade não é o fator preponderante. O piloto, dividido em categorias, deve cumprir um roteiro pré-estabelecido e fornecido pela organização momentos antes do início da disputa, sob a forma de uma planilha, com indicação do caminho, composto por trilhas, estradas abandonadas, travessias de riachos e outros obstáculos, através de símbolos e códigos, bem como a velocidade que deve imprimir em cada trecho.

Vence o piloto que cumprir as determinações da planilha, de forma mais rigorosa e o mais próximo da velocidade indicada, sem se atrasar, ou adiantar, mesmo que o percurso ofereça os mais variados graus de dificuldade. Por isso, recebe o nome de Enduro de Regularidade.

Entretanto, a resistência física do piloto, a técnica e a perseverança, assim como a qualidade de seu equipamento, fazem diferença. Para aferir o desempenho de cada piloto por todo o percurso, são instalados rastreadores por satélite, que acompanham em tempo real seu trajeto e performance, verificando eventuais desvios de rota e de velocidade.

O Enduro da independência foi disputado pela primeira vez em 1983, para recriar a última viagem de Dom Pedro I do Rio de Janeiro a Vila Rica, futura cidade de Ouro Preto no ano de 1822, em roteiro que ficaria conhecido como caminho novo da Estrada Real, pouco antes da proclamação da Independência com o famoso grito do Ipiranga, em 7 de setembro de 1822.

Ao longo do tempo, o percurso do Enduro da Independência foi sendo adaptado em função da logística de organização, para acomodar uma caravana itinerante, composta por pilotos, apoios, mecânicos, organizadores, etc, com cerca de duas mil pessoas, e também da descoberta de novas trilhas e alternativas, preservando, sempre o espírito cívico e de patriotismo inspirados pela independência.