Esportes

Velejadores dão show nas regatas de longo percurso da 43ª Semana de Vela de Ilhabela

Tamoios News
Ronald Kraag

Ronald Kraag

 A 43ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela teve início no último domingo (3/7) com 135 barcos inscritos e a realização de três regatas de longo percurso, uma tradição do maior evento de vela oceânica da América Latina. O Canal de São Sebastião amanheceu encoberto pela névoa do mar e sem vento. Mas o sol e uma brisa de seis nós logo apareceram para marcar a estreia da competição em 2016.

O navio veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, deu a largada para as provas. Nas provas de menor distância, os ganhadores foram Phoenix (André Fonseca) na Ilha de Toque-Toque por Boreste (45 quilômetros) e Ginga (Breno Chvaicer) na Regata Renato Frankenthal (35 quilômetros). Os resultados completos estão disponíveis no site oficial do evento: www.svilhabela.com.br/2016/resultados

André “Bochecha” Fonseca, atleta de três olimpíadas e três edições da Volta ao Mundo, levou seu HPE 30 à vitória na Regata Ilha de Toque-Toque por Boreste, que reuniu veleiros das categorias C-30, HPE 30, Mini, Bico de Proa, Clássicos e BRA-RGS C.

A Regata Renato Frankenthal foi vencida novamente pelo Ginga, que mantém o troféu transitório da prova. A tripulação de Breno Chvaicer é uma espécie de Real Madrid ou Barcelona da vela, terminando em primeiro lugar os principais campeonatos na classe HPE.

Entre os dois J70 que também fizeram a Renato Frankenthal, o primeiro lugar ficou com o Tô Nessa (Renato Cunha). A categoria que substitui a J24 no mercado náutico terá ao todo cinco veleiros nas regatas programadas para a Semana de Vela de Ilhabela.

Alcatrazes por Boreste

A regata mais longa da competição é a Mitsubishi Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, que passou a madrugada de segunda-feira (4/7) em atividade. Os barcos das classes ORC, IRC, BRA-RGS A e B e RGS SILVER sofreram com a falta de vento, principalmente após contornar a Ilha da Sapata.

Na largada, os veleiros saíram com vento de popa e corrente a favor. Na volta o vento diminuiu muito – quase parando em alguns pontos – e a situação se inverteu com vento contra e corrente também. Esse fenômeno limita a velocidade dos veleiros.

Até o próximo sábado (9/7), muitas regatas estão previstas. Durante o período também será definido os vencedores dos Campeonatos Brasileiros de IRC e Sul-Americano de ORC. No sábado (9/7), haverá o tradicional desfile das embarcações com a presença do Navio Veleiro “Cisne Branco”, a partir das 10h, em frente ao píer da Vila. A Semana de Vela de Ilhabela é uma parceria entre Yacht Clube Ilhabela e Prefeitura. 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ilhabela

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.