Esportes

Vento Impõe Desafio Extra aos Velejadores da ISW

Tamoios News
Marcos Méndez/SailStation
Marcos Méndez/SailStation

Seu Tatá lidera ORC Geral e ORC A

Esforço da Comissão de Regatas supera a variação do vento, de noroeste a sudoeste, e viabiliza prova difícil ao norte de Ilhabela

Ilhabela (SP) – As condições de vento exigiram novamente que a Comissão de Regatas buscasse todas as opções para realizar ao menos uma prova nesta quinta-feira (9). Foram duas horas e meia de espera, recompensadas por uma regata de percurso triangular que se tornou muito técnica diante das dificuldades impostas pela variação do vento, percurso reduzido e correnteza.

Na classe ORC Geral, a vitória no tempo corrigido foi do Itajaí Sailing Team, do Iate Clube de Santa Catarina. “Em regata de percurso a gente tem de cuidar muito da tática e da velocidade do barco. É muito difícil de gerenciar e qualquer erro é fatal. Vamos aguardar as regatas barla-sota (entre boias) que nivelarão mais as disputas”, contou o comandante da equipe de Florianópolis, Marcelo Gusmão.

Na classificação geral da ORC o barco catarinense ocupa a quinta colocação. A liderança é do Seu Tatá (RJ), seguido pela tripulação uruguaia do Cristabella. A situação passou a indicar a possibilidade de um duelo equilibrado na classe C30. O Loyal CA Technologies chegou em segundo, atrás do vencedor +Realizado, resultado que leva o barco de Ilhabela à liderança do Campeonato Brasileiro e da Ilhabela Sailing Week, com dois pntos de vantagem sobre o Caballo Loco em ambas as disputas.

“Fizemos as três boias em primeiro lugar e no final, de contravento, o +Realizado chegou antes do que a gente no vento e venceu a regata. A CR salvou mais um dia com uma bela regata”, relatou o timoneiro do Loyal, Marcelo Massa, atual campeão brasileiro de C30. “Tudo ainda pode acontecer, mas a tendência a partir de agora é de que a briga fique entre nós e o Caballo Loco. Não partiremos para match race, vamos continuar velejando com tranqüilidade. Existe respeito na água e amizade fora dos barcos entre as duas tripulações”, assegurou Marcelo.

Domínio na classe RGS – O dia também foi favorável ao Asbar II, do Yacht Club de Ilhabela (YCI). O veleiro de Sérgio Keplacz venceu a única regata da quinta-feira e assumiu a liderança na classificação geral da RGS. “A regata foi excepcional. Na largada todos foram para o lado da CR e nós optamos pela boia, de vela à direita. Velejamos à frente dos adversários de ponta a ponta”, comemorou o comandante do Asbar II.

O Inaê Transbrasa aproveitou a oportunidade para permanecer entre os primeiros colocados da RGS. O outro barco do YCI é o líder na divisão A e quarto colocado na geral. “Fizemos manobras casco a casco com o Kalymera numa regata de ventos muito rondados. Nosso barco é pesadão e o percurso foi encurtado. Não deu para abrir muito tempo em relação aos adversários”, relatou o tático do Inaê, Gereba Carvalho.

Dia da família Bellotti – Na estreante classe HPE 30, Renata Bellotti assumiu o leme no lugar do irmão Marcelo, que passou a competir de Star. A velejadora levou o Capatosta à primeira vitória em Ilhabela. “Foi meio na sorte. Os outros dois barcos nos ultrapassaram e achei que tudo estava perdido. Mantivemos a calma, conversamos muito a bordo e conseguimos fazer as regulagens necessárias. A chegada foi estonteante. Vencemos o Tahiti Nui por alguns centímetros”, respirou Renata, aliviada.

Para completar o vitorioso dia em família, Marcelo Bellotti estreou na classe Star com duas vitórias em duas regatas ao lado de Pedro Bolder. A dupla paulista lidera a competição, seguida pelos argentinos Torkel Borgstrom e Juan Pablo, com os campeões sul-americanos Marcelo Fuchs e Ronald Seifert em terceiro lugar. A HPE 25 também correu suas duas primeiras regatas com vitórias de Atrevido, com Fábio Bocciarelli, e Repeteco Take Ashawer, com Marcos Ashawer. Entre os barcos de oceano, pelo segundo dia seguido o Magia Energisa com Lars Grael e família foi o fita azul, primeiro a cruzar a linha de chegada.

Líderes de cada classe até esta quinta-feira

ORC Geral e ORC A – Seu Tatá (Paulo Cesar Haddad.)

ORC B – Santa Fé (Nelson Avila Thomé Jr.)

ORC C To Nessa (Renato Faria)

IRC – Santa Fé (Nelson Avila Thomé Jr.)

C30 – Loyal/CA Technologies (Marcelo Massa)

Brasileiro de C30 – Loyal/CA Technologies (Marcelo Massa)

HPE 30 – Thaiti Nui (Juninho de Jesus)

HPE 25 – Atrevido (Fábio Bocciarelli)

Clássico – Cangrejo (Ricardo Carvalho)

Mini – Jacaré (Pedro Fukui)

RGS Geral – Asbar II (Sérgio Klepacz)

RGS A – Inaê/Transbrasa (Bayard Umbuzeiro Filho)

RGS B BL3 Urca (Pedro Rodrigues)

RGS C De Boot (Robert Van Horn)

RGS Cruiser Boccalupo (Claudio Melaragno)

Bico de Proa A – Viveree (Atanawe Boechat)

Bico de Proa B Cocoon (Luiz Caggiano)

Star – Marcelo Bellotti/Pedro Bolder

Resultados completos no site oficial:

http://www.ilhabelasw.com.br/2015/resultados/?y=2015

Programação esportiva

– 10/07 (sexta-feira), 12h: Regatas para todas as classes

– 11/07 (sábado), 10h30: Desfile de barcos entre o YCI e Pindá, com locução no Píer da Vila

12h: Regatas para todas as classes

20h: Premiação geral da 42ª ISW e demais campeonatos

Programação Cultural

Praça das Bandeiras, na Vila

10/07 (sexta) – 20h – 12ª Mostra de Dança da Fundaci

11/07 (sábado) – 20h – Premiação final 42ª Ilhabela Sailing Week

22h – Simoninha

12/07 (domingo) – 19h – Dani Mattos Quarteto

21h – Scalandrum Piazzola (grupo argentino de Jazz/Tango, com releitura de Astor Piazzola)

A 42ª Ilhabela Sailing Week tem organização do Yacht Club de Ilhabela e patrocínio de Mitsubishi Motors. Os apoios são de PrefeituraMunicipal de Ilhabela, Brancante Seguros, Hotel Real Villa Bela, Med Salva, North Sails, Transbrasa, CBVela, Marinha do Brasil, Yacht Club Argentino e Full Time.

Vídeo, fotos e cobertura das regatas em tempo real – O videomaker Felipe Castellari está cobrindo a 42a. Semana de Vela de Ilhabela e colocou ar no dois vídeos com as regatas dos primeiros dias do evento. O Team Crioula, do Camiranga, fez um registro histórico da Regata Alcatrazes, quando bateram o recorde do percurso de 60 milhas (110 km).

Confira: http://www.ilhabelasw.com.br/2015/videos/

O fotógrafo Marcos Méndez, da agência SailStation, está registrando o evento.

Veja as fotos no site oficial: http://www.ilhabelasw.com.br/2015/imagens/

O site oficial também está acompanhando as regatas em tempo real: http://www.ilhabelasw.com.br/2015/temporeal/

Fonte: http://www.zdl.com.br/

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.