Estradas Fiscalização

Deputado quer informações da Dersa sobre travessia, contornos e do desvio no Km 52 da Tamoios

Tamoios News

Na próxima quarta-feira (10), ás 10h30, em uma reunião na Dersa, o deputado Paulo Correâ Jr(Patri), vai se reunir  com o presidente da empresa, Milton Roberto Persoli e seus técnicos, para cobrar informações sobre a travessia da balsa entre São Sebastião/Ilhabela e as obras da Rodovia dos Tamoios. Prefeitos e vereadores da região devem participar do encontro.

Ultimamente Corrêa Jr apresentou diversos requerimentos pedindo esclarecimentos às dúvidas existentes sobre os temas abordados, e aproveitará a oportunidade para questionar a Dersa mais uma vez sobre essas questões.

Deputado Paulo Corrêa Jr,  em visita ao Tamoios News, falou de suas preocupações com a travessia e com as obras dos contornos da Tamoios

Entre os questionamentos que o deputado pretende fazer se referem a paralisação das obras dos contornos da Tamoios e do desvio que existe há três anos no km 52 da rodovia, assunto divulgado pelo Tamoios News em sua edição de domingo(7), que ganhou ampla repercussão.

TRAVESSIA DE BALSAS

O parlamentar pretende saber se as balsas que operam em São Sebastião atendem a demanda e se há problemas de manutenção. O deputado quer saber ainda como serão solucionados os problemas de manutenção, qual será o cronograma de instalação dos 30 motores adquiridos pela empresa, e se será mesmo o serviço privatizado. Paulo Corrêa Jr quer saber como será a manutenção dos serviços durante o processo da possível privatização.

TAMOIOS

O deputado quer saber como ficará a continuidade das obras do contorno da rodovia com a recisão dos contratos das empreiteiras que tocavam as obras, paralisadas em julho do ano passado. Paulo Corrêa Jr quer saber quando irá acontecer uma nova licitação, qual o valor, como ficarão os envolvidos que ficaram desempregados e quando será concluída a obra dos contornos.

Paulo Corrêa Jr também tentara obter informações sobre o Km 52 da Tamoios, onde uma das pistas encontra-se interditada há mais de três anos, devido a um impasse judicial entre a Dersa e a Concessionária Tamoios.

Km 52

Em fevereiro de 2016, durante as chuvas que atingiram a região de Paraibuna, ocorreu um deslizamento de encosta no Km 52 da Rodovia dos Tamoios, em seu trecho de planalto.

O trecho foi parcialmente obstruído. No mesmo dia, parte da pista foi desobstruída, mas a pista em direção ao Litoral Norte permaneceu obstruída. Um desvio foi implantado no local, ocupando parte da pista que leva em direção a São José dos Campos.

Passados três anos, o desvio permanece no Km 52 e a pista de acesso ao Litoral Norte continua obstruída pela terra que deslizou da encosta em fevereiro de 2016.

Os usuários da rodovia reclamam do desvio, principalmente, no período noturno e em dias de neblina.

Muitos usuários não conseguem entender porque nada foi feito no local até hoje, apesar das obras de duplicação do trecho de serra estar sendo executada normalmente pela concessionária que administra a rodovia.

As obras dos contornos Norte e Sul, infelizmente, estão paralisadas e o Estado deverá fazer uma nova licitação para a continuidade delas.

Procuramos a Concessionária Tamoios, que administra a rodovia e também, a Artesp(Agência de Transportes do Estado de São Paulo), que fiscaliza as rodovias concedidas à iniciativa privada, caso da Tamoios.

Conversando com as duas empresas percebemos que nada foi feito até agora no Km 52 da Tamoios por que o caso está sob judice, ou seja, sendo questionado na justiça.

É o seguinte, antes de assumir a concessão da rodovia, em abril de 2015, a Concessionária Tamoios teria feito um laudo técnico constatando possíveis trechos que deveriam ser melhorados antes dela “tomar posse” da estrada.

A rodovia na época era administrada pelo DER(Departamento de Estrada de Rodagem) até abril de 2015. A concessionária teria apontados vários trechos onde era comum o risco de deslizamento, entre eles, o Km 52.

O trecho sofria constantes deslizamentos, mas o mais grave deles, teria ocorrido em fevereiro de 2016, quando as pistas foram obstruídas pela terra que desceu da encosta.

Como a concessionária tinha o laudo técnico cobrando melhoria no Km 52 e, em outros locais, acionou o DER para solucionar o caso, ou seja, fazer as obras nas encostas para evitar novos deslizamentos e a desobstrução da pista.

O caso foi parar na justiça. Enquanto a justiça não der um parecer final sobre o caso- definindo quem deve fazer a obra no local, a concessionária ou o DER, nada será feito no Km 52.

“É complicado. Pagamos pedágio e gostaríamos de ver a estrada em boas condições. Nessa briga entre a concessionária e o estado quem paga o ônus é o usuário”, lamentou o empresário José Roberto Avelar que usa a estrada duas vezes por semana.

Para a motorista Rosangela Ribeiro, trafegar a noite pelo Km 52 exige muita atenção, principalmente, nos dias de neblina. “Acho que a concessionária deveria fazer a obra e cobrar do estado. Não acho justo o usuário ficar aguardando uma decisão da justiça para resolver o caso”, comentou.

Abaixo, o posicionamento da Concessionária Tamoios, que administra a rodovia e , também, da Artesp, que fiscaliza as rodovias no estado de São Paulo.

Concessionária

A Concessionaria tem todo o interesse em resolver as questões relacionadas ao Km 52 da Rodovia dos Tamoios, e tem trabalhado para prover segurança e atenuar eventuais transtornos. No entanto, esse contexto remonta a um passivo anterior à data que a Tamoios assumiu a rodovia e a solução está sendo tratada judicialmente em processo que tramita na Comarca de Paraibuna – SP e em breve a Concessionária instaurará procedimento arbitral contra o Estado de São Paulo, visando alcançar uma solução definitiva para este caso. Apesar dos transtornos, o local atende às normas rodoviárias de Segurança vigentes.

Artesp

A obrigação de realização de obra nesse trecho é objeto de ação na Justiça. A ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) aguarda a decisão judicial para adotar as medidas cabíveis. O desvio ocorre para garantir a segurança do usuário, devido ao risco de queda de rochas no local, que é sinalizado pela Concessionária Tamoios de acordo com as normas de trânsito, sob fiscalização da ARTESP, para orientar os motoristas e garantir a segurança viária.

 

2 Comentários

  • Isso ai essa a rodovia do tamoios é um lixo de estrada que cobra pedágio e sempre vem dando problemas haja paciência, muita demora nas obras, serra no anda e pare eterno, ou fecha toda vez que chove, ta louco sou paulista e tenho vergonha de usar uma estrada assim!!!! Mais uns 20 anos de problemas e ai de repente resolve.

  • Fora esse problema tem também o do contornos que o governo praticamente abandonou e muitos dizem que o Dória só vai tocar no final de seu mandato pra criar um efeito de marketing terminando sua obra…na pena pagamos caro por todas essas roubalheiras.

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