Avaliação Estradas

Pesquisa CNT indica Tamoios como “Ótima”. Osvaldo Cruz foi avaliada como “Regular”

Tamoios News
Foto: Divulgação
​A malha pavimentada brasileira continua em condições insatisfatórias, ainda que tenha apresentado uma pequena melhora entre 2017 e 2018. É o que revela a 22ª edição da Pesquisa CNT de Rodovias, divulgada pela Confederação Nacional do Transporte, nesta quarta (17).
De acordo com o levantamento, 57% dos trechos avaliados apresentaram estado geral com classificação regular, ruim ou péssima. Em 2017, o percentual com algum problema foi de 61,8%. No total, a CNT pesquisou 107.161 km, o que corresponde a toda a malha federal pavimentada e aos principais trechos estaduais, também pavimentados.
A variável que contribuiu para a mudança dos dados foi a sinalização, que inclui placas de limite de velocidade, faixas centrais, laterais e defensas – elementos inseridos nas vias com a finalidade de reduzir o impacto de possíveis colisões.
Neste ano, o percentual da extensão das rodovias com sinalização ótima ou boa foi de 55,3%. No ano passado, 40,8%. A melhora de 14,5 pontos percentuais pode ser explicada pelos avanços nos programas dedicados à adequação da sinalização, sobretudo em rodovias federais.
A Pesquisa CNT de Rodovias também revela que as condições da geometria da via preocupam, pois 75,7% da extensão avaliada foi classificada como regular, ruim ou péssima. A situação do pavimento também é deficiente em 50,9% da extensão total avaliada.

Litoral Norte

A Rodovia dos Tamoios, a SP-99, que liga São José dos Campos até Caraguatatuba foi bem avaliada na pesquisa feita pela CNT. A Tamoios recebeu avaliação BOM com relação ao seu Estado Geral;  ÓTIMO com relação as condições de seu pavimento e sinalização; e, REGULAR com relação a geometria da via. A pesquisa avaliou os 85 Kms da rodovia.

A  Rodovia Osvaldo Cruz, a SP-125, que liga Ubatuba até Taubaté, foi avaliada ao longo de todo o seu trecho, recebendo avaliação REGULAR com relação ao seus estado geral; Regular com relação ao seu pavimento; e, REGULAR na avaliação de sua sinalização. Com relação a geometria da via a classificação foi RUIM.

A Rodovia Rio-Santos, BR-101, em seu trecho no Litoral Norte, foi avaliado como BOM quando se refere a seu estado geral; BOM  com relação ao seu pavimento; REGULAR quanto a sua sinalização; e, REGULAR quanto a sua geometria de via. É importante destacar que foi avaliado apenas 68 Kms da Rio-Santos, em trecho não identificado na pesquisa.  No trecho que interliga as cidades de Ubatuba, Caraguá e São Sebastião a Rio-Santos apresenta muitos buracos e depressões.

Trecho da Rio-Santos, entre Caraguá e São Sebastião, muitos buracos e depressões na pista

 

Públicas x Privadas

No ano de 2018, foram avaliados 87.563 km (81,7%) de rodovias sob gestão pública e 19.598 km (18,3%) de rodovias concedidas. As rodovias sob gestão concedida apresentam 16.071 km avaliados classificados como Ótimo ou Bom no Estado Geral (81,9%). Essa situação é bem diferente quando consideradas as rodovias sob gestão pública, onde o percentual de rodovias classificadas como Ótimo ou Bom no Estado Geral chega a 34,2% (30.010 km). Em 65,8% (57.553 km) das rodovias sob gestão pública avaliadas, foram identificados problemas, sendo classificadas como Regular, Ruim ou Péssimo no Estado Geral. Nas rodovias sob gestão concedida, o percentual é de 18,1% (3.527 km).

 

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