Estradas São Sebastião

Radares “escondidos” irritam motoristas na Rio-Santos

Tamoios News

Segundo os motoristas, aparelhos deveriam ser instalados em trechos de melhor visibilidade e não atrás de postes, como ocorre no quilômetro 150, na entrada de Paúba

Por Salim Burihan

Quem trafega pela Rodovia Rio-Santos, principalmente, nos trechos da costa sul de São Sebastião, tem reclamado muito dos radares instalados em locais que oferecem pouca visibilidade aos motoristas. as multas, segundo eles, são inevitáveis, principalmente, para os motoristas que não conhecem bem aquele trecho da Rio-Santos.

No quilômetro 150 da Rio-Santos, na entrada de Paúba, radar está atrás de um poste, quem passa pelo local, não percebe.

Um dos radares “escondidos” fica nas proximidades da praia da Paúba. Quem vai do centro da cidade em direção a Maresias, o radar fica a direita, atrás de um totem.

O totem, que informa a distância e localização das praias, foi colocado pela prefeitura, antes da instalação do radar.

A velocidade permitida no trecho é de 40 quilômetros por hora, segundo os usuários, porque fica próximo a uma travessia de pedestre.

“Tomei uma multa e minha mulher, outra. Poderia ficar em local mais visível. Quem não conhece a rodovia, acaba sendo flagrado pelo radar, pois o equipamento fica atrás de um poste”, disse André Motta.

Segundo ele, dois radares instalados na serra entre Maresias e Boiçucanga, também “pegam de surpresa”, motoristas desavisados.

São dois radares, um a menos de 100 metros do outro sendo, um com velocidade máxima de 60 quilômetros e outro, de 40 quilômetros por hora.

Segundo Motta, os dois radares ficam mais escondidos que o de Paúba. Ele afirmou que os dois equipamentos ficam numa curva, na subida em direção a Boiçucanga, também, de difícil visibilidade para os motoristas. A velocidade permitida é de 60 quilômetros.

Alceu Senna afirmou que os radares deveriam ficar em locais mais visíveis para facilitar a vida dos motoristas. Segundo ele, o radar não deve ser para punir ou arrecadar mais, mas sim, para educar os motoristas.

Senna, na brincadeira, chegou a sugerir a instalação de uma placa informativa próxima o radar de Paúba, “Turista, você está no Brasil, cuidado, radar atrás do poste !!!!”

Outro lado

A Prefeitura de São Sebastião informou, através da Secretsria de Trânsito, que o totem que fica na entrada de Paúba, foi instalado antes do radar.

Segundo João Firmino, diretor de Trânsito, disse que os radares não estão irregulares pois possuem sinalização.

Com relação aos radares instalados na serra de Boiçucanga, Firmino disse que, o índice de acidente era muito grande naquele trecho, por isso, os equipamentos foram instalados.

“Os radares foram instalados para que os motoristas diminuam a velocidade na descida da serrinha e com isso foi reduzido o número de acidentes.

Firmino disse que os radares dividem opiniões, tem gente contra e gente a favor. Todos, segundo ele, estão regulares.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informa que A SP 055 possui 28 equipamentos fiscalizadores de velocidade no trecho mencionado pela reportagem.

Segundo o DER, os radares e lombadas eletrônicas foram implantados em locais determinados após estudo técnico, onde há elevado número de acidentes, atropelamentos e excesso de velocidade praticado pelos motoristas.

O DER informou que os radares garantem melhores condições de segurança a motoristas e pedestres. O órgão ressaltou que há sinalização ao usuário indicando a localização do radar na altura do km 150,800, na entrada de Paúba.

 

 

5 Comentários

  • Olá!
    Gostaria de uma chamada para falta de lixo
    Em Camburi
    Inclusive nas praias e nas entradas
    Está tendo muito descaso
    Sujeira total
    Não tem onde jogar , cansam de andar com o lixo na mão e acabam jogando na rua ou no Rio quando passam sobre a ponte que divide camburizinho e Camburi
    Grata

  • é uma pouca vergonha essa forma de arrecadação, tomei 2 multas, uma em Paúba (km 150) e outra no Km 163, ambas as multas eu estava a 48 km/h e o permitido é 40 km/h. Lamentável essa forma de arrecadar dinheiro, pois não estava a 100 km/h estava a 48… e existem trechos desta estrada que se você for a 40 literalmente passam em cima de você.

  • Lamentável o radar colocado de maneira sorrateira no KM 150 da BR 055 atrás de um poste, próximo a praia da Pauba,pela notificação, o mesmo radar tem o limite regulamentado de 40km/h e o valor considerado em uma notificação é 42 km/h e 47km/h na outra ,critérios diferentes no mesmo radar, fiquei sem entender.Alguém do DER pode explicar?E que tal colocarem o radar em local mais visível, pois fui flagrado a 49 km/h e na outra multa a 59km/h, são lugares que você não consegue controlar a velocidade, principalmente em equipamento analógico.

  • As duas vezes que passei neste radar em 2 meses fui multado… uma a 45km/h e outra 49km/h. Nada demais né? Entrei com indicação de condutor por estar em nome de PJ e uma defesa. Não só foi indeferido o recurso com a indicação de condutor não foi recebido! Mais dois autos de infração…pqp! Indignação total com o “poder publico”. Se o radar esta lá por conta de pedestres o valor arrecadado de multas já pagaria uma passarela com esteira rolante, ar condicionado, musica ambiente, serviço de bordo e porque não lagosta e vinho de 459 estrelas! Alguém precisa derrubar aquele assaltante!!!

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.