Feriado Ubatuba

Amanhã, sexta(14), é feriado municipal em Ubatuba, que comemora a Paz de Iperoig

Tamoios News

Amanhã, sexta (14), é feriado municipal em Ubatuba. O município comemora a Paz de Iperoig, um importante momento da história do Brasil que teve Ubatuba como cenário.

Nesta sexta, não haverá expediente na prefeitura e nas repartições estaduais e federais sediadas na cidade. Os serviços essenciais serão mantidos.

A Paz de Iperoig é o primeiro tratado de paz celebrado entre índios e colonizadores brancos ocorrido nas Américas. O tratado foi celebrado em 1563, em Iperoig, hoje, Ubatuba.

Segundo a história, traídos pelos invasores portugueses, que usavam os índios tupinambás para trabalhos escravos nos engenhos de cana de açúcar, os indígenas, através de seu líder, Cunhabebe, formaram uma confederação para enfrentar os portugueses.

Os padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta foram incumbidos de promoverem a paz, que foi celebrada em Ubatuba. No local, onde foi celebrada a paz, foi construído um monumento, que transformou-se num dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

Expediente

A Prefeitura de Ubatuba informa que seu expediente será suspenso na sexta-feira, 14 de setembro, devido ao feriado municipal que celebra a Paz de Iperoig – trata-se do primeiro tratado de paz celebrado entre índios e colonizadores brancos nas Américas.

Plantão de secretários

O plantão será mantido no sábado, dia 15. James Ricardo Guimarães, secretário adjunto de Infraestrutura Pública estará à disposição da comunidade. O atendimento será no Gabinete (rua Dona Maria Alves, 865 – Centro), das 9 às 12h e das 14h às 18h. O telefone 3834-1022 também estará disponível durante o horário do plantão.

Saúde

Todos os postos da Estratégia de Saúde da Família (ESF) funcionam normalmente até às 17 horas desta quinta-feira, 13. O atendimento será retomado no dia 17 de setembro a partir das 8 horas.

Permanecem abertos todo o período do feriado o Pronto Atendimento da Maranduba, com funcionamento diário 24 horas, e o Pronto Atendimento do Ipiranguinha 12h, com funcionamento diário, das 7h às 19h.

A Santa Casa oferece atendimento hospitalar diário 24 horas

 

Coleta de lixo

Realizada pela Sanepav, a coleta do lixo funciona com a programação prevista nos bairros em dias e horários normais, sem alteração, e o efetivo atenderá 100% da demanda.

Unidades do Detran

Devido ao feriado municipal, a unidade do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP/Ciretran) estará fechada na sexta-feira, 14 de setembro, e reabrirá na segunda-feira, 17 de setembro, para o atendimento ao público.

Para mais informações sobre o serviço do Detran, acessar o portal www.detran.sp.gov.br ou ligar para o Disque Detran-SP no 0300–101–3333, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.