Finados Ilhabela

Ilha: Cemitérios foram revitalizados

Cemitérios de Ilhabela passam por revitalização para o feriado de Finados.  Programação de feriadão conta com missas e celebrações

Os cemitérios de Ilhabela registrarão maior movimento nos próximos dias, devido ao feriado de Finados, celebrado em 2 de novembro (sexta-feira). Por essa razão, os locais receberam serviços de limpeza e pintura para a data.  Os trabalhos de manutenção foram conduzidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos.

Passaram por intervenções, os cemitérios do bairro São Pedro (extremo Sul) e da Baía de Castelhanos, que são de menor porte e já estão desativados. O cemitério da Vila, único em funcionamento no município, também passou por revitalização

O secretário de Serviços Urbanos, Thiago Souza, destacou que a ação é muito importante para o município, uma vez que resgata a história dos cemitérios antigos do arquipélago. “Nossa ação preza pelo respeito e resgate da história dos caiçaras ali enterrados. Esta Administração se preocupa com esses locais e sempre zelará por eles”, enfatizou Souza.

O prefeito Márcio Tenório ressalta que a iniciativa preza pela de preservação da cultura caiçara, principalmente nos cemitérios inativos. “Este trabalho de reparo é uma forma de demonstrar carinho e gratidão pelo povo que tanto contribuiu com a nossa cultura”, concluiu Tenório.

Celebrações de Finados

Em homenagem aos falecidos, no dia 2 de novembro, ocorrerá Missa de Finados na Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso, na Vila, às 10h, seguida de procissão até o cemitério municipal do bairro para as bênçãos religiosas. À noite, também haverá celebração, às 19h30, na Paróquia.

Na capela do São Pedro, bairro de mesmo nome, também haverá missa, às 16h, seguida de bênção no cemitério da região.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.