Caraguatatuba Geral

CPI-1 homenageia policiais militares de Caraguatatuba por desempenho em ações na cidade

Tamoios News

O comandante do CPI-1, coronel José Eduardo Stanelis  e o comandante do 20ª BPM-I, tenente coronel César Eduardo, prestaram uma homenagem aos policiais militares de Caraguatatuba por atuação nas duas principais ocorrência ocorridas na cidade nos primeiros setes meses do ano.

A solenidade ocorreu às 16 horas, desta sexta(2), na sede do 20º batalhão da PM, em Caraguatatuba. Foram homenageados os policiais que apreenderam mais de 50 quilos de drogas no dia 30 de maio no Porto Novo e os que prenderam dois assaltantes que tenteram roubar a agência dos correios da cidade, no dia 5 de julho.

 

Coronel José Eduardo Stanelis, comandante do CPI-1, homenageou os policiais militares do 20º batalhão de Caraguá

Na solenidade, o comandante do CPI-1, coronel José Eduardo Stanelis, destacou a importância da atuação do 20º batalhão, lembrando que seu pai, o coronel Aquino, foi o primeiro comandante da corporação na região.

 

O tenente coronel César Eduardo, comandante do 20º BPM-I, destacou a brilhante atuação dos policiais militares nas duas ações

 

Stanelis agradeceu o empenho e dedicação de todos os policiais militares que servem ao batalhão e elogiou os policiais autuaram nas ocorrências do dia 30 de junho quando foram apreendidas mais de 50 quilos de drogas no Porto Novo, em Caraguá e no dia 5 de julho, também, em Caraguá, quando os policiais prenderam dois assaltantes que tentaram roubar a agência dos correios na cidade. Na ocasião, um dos assaltantes manteve como reféns três funcionários da agência.

Ocorrências destacadas

Receberam as homenagens, os PMs que participaram da apreensão de 51,2 quilos de drogas, no dia 30 de junho. Naquela ocasião, a Polícia Militar de Caraguatatuba apreendeu cerca de 100 quilos de drogas e apetrechos, em uma casa na Rua Paulo Bento Rangel, no bairro do Porto Novo, região Sul da cidade.

 

 

Durante patrulhamento pelo bairro, por volta das 8 horas da manhã, a PM viu um homem, identificado posteriormente como L.F.S.S, em atitude suspeita. O homem, que trajava bermuda preta e camiseta branca,  tentou fugir, adentrando um matagal, mas acabou sendo detido. Em vistoria na casa dele, a PM percebeu no fundos, na lavanderia, os pisos soltos. Ao retirar os pisos, a PM  encontrou quatro tonéis com drogas. L.F.S.S foi preso e conduzido até a delegacia da cidade onde foi indiciado por tráfico de drogas. Foi a maior apreensão de drogas este ano na região.

Correios

Os policiais militares que prenderam os assaltantes que tentaram roubar a Agência dos Correios, de Caraguá, no dia 5 de julho, também foram homenageados.

 

O assalto frustrado a agência dos Correios de Caraguá foi praticado por dois homens perigosos: L.H, de 36 anos, que liderou o assalto e manteve três funcionários da agência como reféns, tem condenação por roubo e era procurado pela justiça. H.P., de 19 anos, tem passagens por crime de receptação.possuem passagem por roubo e receptação.
A ação dos bandidos ocorreu na agência, que fica na avenida Altino Arantes, no centro comercial de Caraguá. A ação surpreendeu os moradores, mas a PM agiu com rapidez e muita eficiência.
Os funcionários F.F.C., F.D.A.,  e a funcionária R.L.S.A., que ficaram cerca de duas horas como reféns e sob a ameaça do revólver calibre 38 de L.H., saíram ilesos do assalto frustrado. Eles passaram momentos desesperadores, mas graças a atuação da Policia Militar e da Polícia Federal, foram liberados. 
O comandante da PM na cidade, o tenente coronel César Eduardo Ferreira, o subcomandante major André Luiz Paes,  os tenentes Teodoro e Gabriel, da Força Tática e da Força Patrulha e o 1º tenente Paluri, que atuou na negociação com o bandido, agiram com eficácia, evitando que os reféns corressem risco de vida.
O objetivo da PM era garantir a vida dos reféns e fazer com que o bandido se entregasse. O 1º tenente Paluri, que tem curso de negociação de reféns, teve uma atuação importante para que tudo terminasse bem.
Paluri negociou por quase duas horas com o bandido que mantinha os três funcionários como reféns e sob a mira de seu 38. A conversação foi tensa e demorada, mas Paluri conseguiu convencer L.H. a se entregar e a liberar os reféns.
O bandido fez apenas uma exigência, queria se entregar para a Polícia Federal. Por volta das 19h20 chegou ao local o delegado federal Carlos Roberto de Almeida, da Delegacia da Policia Federal de São Sebastião. Almeida conversou com o bandido por cerca de 15 minutos e ele acabou se entregando e liberando os reféns.