Geral Litoral Norte

A gastronomia caiçara mostra seu sabor nos EUA

A culinária do Litoral Norte está tendo a primeira oportunidade de mostrar seu sabor e sua qualidade internacionalmente. Três chefs de cozinha de São Sebastião estão participando da Fibega Miami 2019, uma feira de turismo e gastronomia. A presença dos três chefs nos EUA valoriza a importância da culinária caiçara no desenvolvimento e fortalecimento do turismo regional

Por Salim Burihan

 

Estrutura montada pelo consulado à disposição dos chefs de São Sebastião foi excelente

Três chefs de cozinha do Litoral Norte estão participando da Fibega Miami 2019, que é a mais importantes feira internacional de turismo e gastronomia. Os três foram convidados pelo Consulado Brasileiro, através do Itamaraty, para participarem da feira.

A presença dos três chefs de São Sebastião na Fibega Miami 2019 deve-se ao trabalho realizado pelo prefeito da cidade, Felipe Augusto, na divulgação do turismo local, através de feiras e eventos no Brasil e no exterior.

Tudo indica, que essa iniciativa de levar à Miami a gastronomia caiçara, é pioneira na região. Em feiras internacionais ou nacionais, as prefeituras do Litoral Norte, investiam em panfletos, folhetos e vídeos para mostrarem os nossos atrativos. Não me lembro de terem divulgado no exterior a nossa gastronomia.

Desta vez, a coisa está sendo diferente. Os turistas internacionais estão tendo a oportunidade de saborear a nossa culinária regional. E, a gastronomia, é um dos maiores atrativos turísticos no mundo todo.

É claro, que os chefs Cris Lara, do Pimenta de Cheiro, de Toque Toque; Eudes Assis, do Taioba, de Cambury; e, Pedro Scala, do Frida, de Boiçucanga, como representantes da gastronomia brasileira, tiveram também que oferecer aos vistantes da feira, pratos da culinária regional do país, como o “Baião de Dois” e a “Feijoada”, por exemplo.

O embaixador João Mendes Pereira, Consul Geral do Brasil, em Miami, fez questão de prestigiar os chefs sebastianense Cris Lara, Eudes Assis e Pedro Scarpa

O sabor da comida tradicional caiçara, no entanto, está bem representado na feira que acontece no Miami Beach Convention Center, em Miami: com a “Moqueca de Peixe” e o “Arroz peixe seco com taioba refogada e banana da terra grelhada”.

“Como estamos representando o Brasil, tivemos que incluir pratos de outras regiões”, explicou a chef Cris Lara. Os pratos estão sendo servidos, tipo “comidinha”, pratinhos descartáveis e porções reduzidas, para que norte americanos e turistas de outros países, que visitam a feira, possam saborear e conhecer a culinária caiçara e brasileira.

Chef Cris Lara na cozinha show do Fibega Miami 2019

Os três chefs ocupam um stand especial do Consulado do Brasil na feira. Eles estão fornecendo cerca de 500 porções por dia, além de saborosas caipirinhas, confeccionadas com cachaça artesanal brasileira.

Para a chef Cris Lara a oportunidade de estar numa feira que valoriza a gastronomia é uma oportunidade muito importante. “É superimportante divulgar a nossa gastronomia, afinal, ela é um dos principais atrativos turísticos de nossa cidade e região”, comentou.

O chef Eudes Assis, que já divulgou a culinária caiçara em países como os EUA e Inglaterra,  entende que a iniciativa do consulado brasileiro em convidar chefs de São Sebastião é um reconhecimento da qualidade e da importância da gastronomia do Litoral Norte.

Segundo o chef Eudes, o convite do consulado brasileiro, através da prefeitura de São Sebastião, para a participação dos chefs de São Sebastião na feira de Miami, vai beneficiar todos os chefes de cozinha e restaurantes do Litoral Norte, fortalecendo e valorizando a nossa gastronomia caiçara.

O chef Eudes Assis preparando o seu ” Arroz peixe seco com taioba refogada e banana da terra grelhada”

A participação do município ocorreu após o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, intermediar junto ao Ministério das Relações Exteriores a possibilidade da cidade representar o Brasil na feira, apresentando a culinária caiçara.

A secretária de Turismo de São Sebastião, Adriana Balbo, acompanha e assessora os chefs sebastianenses. Adriana participou de reunião na feira com Roi Correa ( Presidente da FIBEGA), Javier Valência ( CEO da FIBEGA) e o Embaixador João Mendes Pereira, Consul geral do Brasil em Miami. Adriana quer ampliar o espaço para a gastronomia de São Sebastião e região na feira do ano que vem.

Secretária de Turismo, Adriana Balbo, em reunião, com Roi Correa ( Presidente da FIBEGA), Javier Valência ( CEO da FIBEGA) e o Embaixador João Mendes Pereira, Consul geral do Brasil em Miami

 “Há um empenho do Governo Municipal no fomento Turismo de São Sebastião no mundo inteiro, e depois de anos de ostracismo já temos resultados extremamente positivos, que são comprovados em nossos índices. Este ano houve mais de 45% de crescimento na vista de turistas, tanto brasileiros como estrangeiros, em nossa cidade”, disse Felipe Augusto.

“Eu fico muito feliz pela oportunidade dada aos nossos chefes de poderem representar o Brasil e mostrar a qualidade da nossa culinária caiçara. A gastronomia caiçara tem um papel muito importante no crescimento e valorização do nosso turismo”, destacou o prefeito Felipe Augusto.

O embaixador do Brasil nos EUA, João Mendes Pereira, fez questão de recepcionar os chefes sebastianenses. Esteve no stand para checar se estava tudo bem e fez questão de tirar um foto com eles. Além do embaixador, os funcionários do consulado, em Miami,  também estiveram no stand assessorando os chefs e a secretária Adriana.

A secretária Adriana, o embaixador João Mendes Pereira e os funcionários do consulado brasileiro em Miami

Para o embaixador João Mendes Pereira, a gastronomia desempenha um papel importante na definição de viagens, especialmente para os turistas que procuram conhecerem a cultura e a gastronomia dos locais que visitam. O consulado brasileiro bancou todas as despesas dos chefes de São Sebastião, entre elas, a viagem e hospedagem.

A Fibega é uma feira anual internacional que reúne cultura, gastronomia e destinos de diferentes países e regiões, e que está sendo realizada nos EUA pela primeira vez. A Fibega começou na Espanha e também foi realizada na Argentina, antes de se efetivar em definitivo em Miami, nos EUA.

A Fibega também premia os expositores. O Brasil, representado por São Sebastião, ganhou, ontem, sábado(11), o título de melhor prato local promocional (Best Promocional local Dish) com o prático típico brasileiro, a feijoada.  A feira começou na sexta, dia 10, aberta com exclusividade para profissionais do setor de turismo; no sábado e no domingo, a feira recebe o público em geral.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.