Economia Geral

ACI de São José dos Campos promove encontro sobre exportação e importação no Vale e Litoral Norte

Tamoios News
A Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos promoverá o 1º. Encontro de Exportadores e Importadores do Vale do Paraíba Competitivo, dia 4 de julho, das 13h às 18h, promovido com apoio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos.

A meta da ACI é colocar as empresas da RMVale, em especial as PMEs, em contato direto com especialistas das áreas tributária e aduaneira, debatendo os caminhos existentes para a inserção dessas empresas no mercado internacional.

— Entre janeiro e maio deste ano, mais de 300 empresas instaladas na RMVale realizaram operações de importação e exportação. Na sua maioria foram empresas de grande porte. A ausência de pequenas e médias empresas mostra que existe uma grande oportunidade de novos mercados para esse setor, chance que precisa ser explorada – disse o presidente da ACI, Humberto Dutra.

Para José Eduardo Leal Rebouças, da Rebouças Consultoria Tributária, além de olhar para esse mercado potencial de negócios, o 1º Encontro de Exportadores e Importadores do Vale do Paraíba Competitivo também vai servir para uma reflexão sobre as razões dessa participação tão pequena das PMEs da região no mercado internacional. “A nosso ver são três as causas principais disso: a falta de conhecimento dos procedimentos, benefícios fiscais e dos mecanismos de financiamento relacionados à exportação; a uma infraestrutura portuária insuficiente; e a custos ainda elevados de logística”, disse.

Mas não é só. Além das PMEs, a meta da ACI é atrair as grandes empresas, empresas especializadas em exportação e importação, agentes aduaneiros e integrantes da cadeia de infraestrutura do setor.

Para analisar esse mercado, seus desafios e seus obstáculos, o 1º Encontro de Exportadores e Importadores do Vale do Paraíba Competitivo vai debater benefícios fiscais da exportação, operações de câmbio, aplicação e utilização dos Regimes Aduaneiros Especiais, perspectivas e oportunidades dos modais aéreo, ferroviário e marítimo, além de contar com especialistas como Adriano Marques Milani, do Citibank, Fernando Tozzi, ex-auditor da Receita Federal, Israel Geraldi, professor da PUC Campinas e especialista em engenharia em comércio exterior, e Carlos Haroldo Novak, superintendente da Infraero no Aeroporto Internacional de São José dos Campos, entre outros. O encontro vai ser realizado das 14h às 18h30 do dia 4 de julho e espera reunir 220 pessoas.

A RMVale tem lugar destacado na balança comercial brasileira. Responsável por 5% do PIB de São Paulo, a RMVale tem 12 municípios entre os campeões em exportação no Estado com destaque para São José dos Campos, Ilhabela, Taubaté, Jacareí, Pindamonhangaba e São Sebastião. Em 2018, a RMVale exportou US$ 11,7 bilhões e marcou o recorde dos últimos 22 anos, de acordo com o Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços.
O encontro reunirá autoridades e especialistas da área do comércio exterior para debater ações necessárias que propiciem aos produtos brasileiros competirem em condições de igualdade com seus concorrentes internacionais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos, que fica na Rua Francisco Paes, 56 ou pelo telefone (12) 3904-4000.
Confira programação:
Dia 4 de Julho
13h às 13h4: Credenciamento e networking
13h40 às 13h50: Abertura pelo secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos, Alberto Marques Filho
MÓDULO 1
Caminhos para um ambiente de negócios competitivo
13h50 às 15h:
Palestrantes:
José Eduardo Leal Rebouças – Ex-Auditor da Receita Federal
Adriano Marques Milani – TTS Trade Head – Citi Brazil
Sandro Nunes – CITIBANK
Benefícios fiscais da exportação (quais e como recebê-los) – 13h50 às 14h20
Financiamento à Exportação
Operação de Câmbio  (14h20 às 15h)
15h00 às 16h:
Palestrantes:
Fernando Tozzi – Ex-Auditor da Receita Federal
Israel Geraldi – Engenheiro eletrônico formado pela UNICAMP, professor da PUC Campinas e especialista em engenharia em comércio exterior.
Aplicação e utilização dos Regimes Aduaneiros Especiais
Adesão ao Programa Brasileiro de Operador Econômico  Autorizado (OEA)
Redução de custos via Regime de Ex-tarifário de BK e BIT
Laudos e pareceres técnicos merceológicos
Propositura de ações judiciais fundamentadas na jurisprudência das decisões do CARF, STJ, STF
16h00 às 16h15
Sessão de Perguntas e Respostas, moderada pelo secretário Alberto Marques Filho e pelo presidente da ACI de São José dos Campos, Humberto Dutra
+ Coffe Break
MÓDULO 2
Perspectivas e Oportunidades dos Modais Aéreo, Ferroviário e Marítimo
16h40 às 17h20hs
Palestrante:
Carlos Haroldo Novak – Superintendente da Infraero no Aeroporto Internacional de São José dos Campos
Aeroporto de São José dos Campos
Porto de São Sebastião
MÓDULO 3
Cadeia Global Aeroespacial
17h20 às 17h50:
Palestrante a ser definido
Inserção dos Fornecedores Locais
17h50 às 18h05
Sessão de Perguntas e Respostas, moderada pelo diretor geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos, Marco Antonio Raupp, e pelo presidente da ACI, Humberto Dutra
18h10
Encerramento