Geral Ilhabela

Alunos participam de mutirão de limpeza de mangue em Ilhabela

Tamoios News

Por Simone Rocha

A travessia da balsa, do lado da Ilhabela, estava movimentada na manhã de hoje. Isso porque quase 100 pessoas estavam envolvidas no mutirão de limpeza do mangue, que contou com a participação de alunos rede privada e municipal de educação, estudantes do curso técnico e superior da ETEC e Fatec de São Sebastião, além das ONGs Sea Shepherd, Plenitude Meucopoeco, Voz das Gotas, entre outros parceiros envolvidos.

A ação fez parte da Semana Lixo Zero, que começou na cidade na última sexta-feira, dia 18 e tem diversas atividades programadas ao longo da semana. O ativista sócio cultural e ambiental e consultor Lixo Zero, Samuel Leocádio Costa, informou que foram retirados do mangue na manhã de hoje quase 100 kg de lixo.

“Os voluntários deram um show de envolvimento. Usuários da balsa elogiaram a ação, além dos funcionários da Dersa e da Polícia Militar, que deram total apoio”, contou o ativista entusiasmado. Samuel explicou que entraram em contato com a Secretaria de Educação e ela articulou com as escolas mais próximas da balsa a participação dos alunos, assim como Etec e Fatec. “Tivemos alunos de todas as idades. Foi lindo ver toda a
integração em prol do lixo zero”, comentou.

Alunos participam da limpeza do mangue. Fotos: Divulgação

O professor de geografia, John H. B. Zappala, esteve no mutirão com os alunos do 6º ano do Colégio São João. “A ação de hoje foi complementar à questão da poluição dos oceanos, tema já abordado e discutido em sala de aula. A questão do lixo sempre é uma preocupação do colégio”, disse.

John disse ainda que após a coleta, eles ouviram uma explicação dos responsáveis sobre a questão do lixo e do consumo de descartáveis. “Na escola ouvimos a percepção dos alunos, que demonstraram satisfação com a atividade. Ficou claro para a turma que mais importante que coletar o lixo é sensibilizar a população sobre essa questão, fazendo com que ocorra uma tomada de consciência e haja uma mudança de atitude das pessoas”, alegou o professor.

A Semana Lixo Zero está em mais de 100 cidades brasileiras com ações de conscientização sobre a gestão do lixo. Em Ilhabela o evento vai até o dia 27 de outubro e é organizado pela Flow Desenvolvimento Sustentável e Consciente em parceria com o Instituto Lixo Zero (ILZ) e tem apoio da prefeitura.