Brasil Social

Pela 15ª vez EDP São Paulo é reconhecida “Empresa Amiga da Criança” pela Fundação Abrinq

Tamoios News

EDP Espírito Santo e Enerpeixe também foram reconhecidas por suas iniciativas na defesa dos direitos das crianças e adolescentes

AEDPempresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro, recebeu mais uma vez o reconhecimento de ‘’Empresa Amiga da Criança’’ pela Fundação Abrinq. As áreas de concessão da Companhia no Espírito Santo (EDP ES) e em São Paulo (EDP SP), e de geração, no Tocantins (Enerpeixe), integram a lista, que reconhece empresas que realizam ações sociais para a promoção e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Por meio do Instituto EDP, organização que há onze anos gere as ações socioambientais da EDP, o Grupo realiza inúmeros projetos com foco no desenvolvimento e formação de jovens em todo o País. Em 10 anos, mais de três milhões de pessoas foram beneficiadas com investimentos e iniciativas sociais, em frentes ligadas à educação, ao desenvolvimento local com geração de renda, ao empreendedorismo e ao voluntariado. Esta é a 15ª vez que a EDP São Paulo é certificada com o reconhecimento da Abrinq. A Enerpeixe e a EDP Espírito Santo integram a lista, respectivamente, pela 9ª e 19ª vez.

O Programa Empresa Amiga da Criança (PEAC), da Fundação Abrinq, foi criado há mais de 20 anos com o objetivo de engajar e reconhecer o setor empresarial para a prevenção e o combate à exploração da mão de obra infantil, bem como o estímulo ao investimento social privado. Só em 2018, as ações desenvolvidas pelas empresas certificadas, incluindo a EDP, somaram mais de R$ 400 milhões em projetos sociais realizados em todo o território nacional.

“Ficamos honrados mais uma vez com essa certificação. Nosso objetivo é contribuir de forma eficaz para o desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio de projetos espalhados em todo o Brasil. Este reconhecimento mostra que estamos cumprindo o propósito da EDP de usar nossa energia para cuidar sempre melhor”, explica Paulo Ramicelli, assessor de diretoria do Instituto EDP.

iniciativas desenvolvidas e apoiadas pelo Instituto

 EDP nas escolas – Realizado há mais de 15 anos, o projeto tem o objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade de vida estudantil, tanto no aprendizado quanto no ambiente escolar, a partir do fortalecimento pedagógico e com a integração entre empresa, escola e comunidade. O projeto já beneficiou mais de 200 mil alunos, e, em 2019, capacitou cerca de 700 professores de escolas municipais, com o intuito de ampliar o desenvolvimento das competências socioemocionais dos estudantes. A iniciativa ocorre em parceria com as secretarias municipais de ensino.

Jovem Sucesso – O programa busca incentivar crianças e adolescentes a construírem propostas inovadoras de empreendedorismo, atrelando as vocações dos estudantes às oportunidades da região e contribuindo para o desenvolvimento local. As ações do projeto vão desde a criação de uma oficina de brinquedos ecológicos para crianças até a criação de uma incubadora de miniprojetos locais para os adolescentes. Inaugurado este ano, a ação beneficiará mais de 90 estudantes de Lajeado, em Tocantins. Para saber mais sobre os projetos do Instituto EDP, acesse o site https://brasil.edp.com/pt-br/instituto-edp

Sobre o IEDP

Desde que foi fundado em 2008, o Instituto EDP investiu mais de R$ 100 milhões em projetos socioculturais, que beneficiaram cerca de três milhões de pessoas, em cerca de 400 programas espalhados por todo o País. Somente em 2018, iniciativas apoiadas pela organização favoreceram 80 mil moradores das comunidades do entorno das áreas de atuação da Companhia. O Instituto EDP tem como responsabilidade estruturar os investimentos e as iniciativas sociais da EDP em frentes ligadas à valorização da Língua Portuguesa, à educação, ao desenvolvimento local com geração de renda, ao empreendedorismo e ao voluntariado, por meio do esporte, cultura e saúde.