Caraguatatuba Geral

Câmara de Caraguá aprova lei que cria serviço de atendimento veterinário gratuito

Tamoios News

A Câmara de Caraguá aprovou por unanimidade, na sessão de ontem, terça(11), um projeto de autoria do vereador Carlinhos da Farmácia, que autoriza a Prefeitura a criar o serviço de atendimento veterinário e dá outras providências.

A proposta diz que o atendimento será para animais domésticos de pequeno porte e seria oferecido consultas, cirurgias, exames laboratoriais, medicação e internação.

O projeto diz ainda que nos locais destinados ao atendimento veterinário deverão ser implantadas farmácias populares veterinárias, para fornecer remédios para tratamento de animais de propriedade de pessoas de baixa renda.

Na justificativa, Carlinhos da Farmácia ressalta que existe um descaso com a vida animal, onde milhares deles estão sujeitos ao abandono por parte de seus donos e que há dificuldades socio-econômicos da população, sendo necessário que a prefeitura estabeleça um amplo sistema público de atendimento a saúde e do bem estar animal.

“Dessa forma, vamos reduzir o sofrimento de milhares desses animais e garantir a população carente uma assistência médica veterinária para seus animais de estimação. Além disso, a saúde humana está diretamente relacionada à saúde animal, havendo riscos de contágio de doenças transmissíveis”, comentou Carlinhos da Farmácia.