Geral Ilhabela

Câmara realiza amanhã(15) julgamento da cassação de Tenório. Gracinha assume a Prefeitura da Ilha

Tamoios News

O presidente da Câmara de Ilhabela, Marquinhos Guti (DEM) manteve para a manhã desta quarta (15) a Sessão de Julgamento que trata do processo de cassação do prefeito Márcio Tenório. Apesar do pedido de afastamento do cargo emitido pelo juiz à pedido da Polícia Federal, a Sessão segue de acordo com o Decreto Lei 201/67, tendo sido intimado seu advogado a comparecer em sua defesa.

Tenório foi denunciado por possíveis irregularidades administrativas no evento Paço do Samba . A Prefeitura, através da Secretaria de Turismo, antecipou R$ 660 mil para uma empresa realizar shows musicais na ilha em janeiro deste ano. Os shows não ocorreram e a empresa só devolveu o dinheiro recebido da prefeitura em fevereiro um dia antes da Câmara instaurar uma Comissão Processante para apurar o caso. 

A Sessão será iniciada às 10h com a leitura do que for solicitado do processo, sendo ao todo cerca de 800 páginas. Cada vereador terá 15 minutos para se manifestar, em seguida, a defesa terá 2 horas. Assim como as demais sessões, o Julgamento será transmitido ao vivo pelo site da Câmara, Facebook e canal do Youtube.

Os vereadores não poderão utilizar seus smartphones ao longo do dia, não sendo possível interação com os mesmos. “Jamais privarei que os munícipes participem de qualquer sessão nesta casa de Leis, mas peço para que todos controlem seus ânimos para que seja possível concluir a Sessão de Julgamento da melhor maneira possível”, afirmou Guti. A Câmara estará aberta apenas para a Sessão de Julgamento e seu expediente estará suspenso para atendimento ao público.

Gracinha

Segundo informações da prefeitura de Ilhabela, com o afastamento do prefeito Márcio Tenório, nesta terça(14), pelo Tribunal de Justiça, em razão da Operação Prelúdio II, a vice-prefeita Gracinha já teria sido empossada como a nova prefeita da cidade, até que, Tenório consiga reverter sua situação na justiça, caso consiga.

Gracinha disse que manterá os serviços básicos em dia e que irá colaborar nas investigações feitas pela Polícia Federal.

Caso a Câmara Municipal vote pela cassação do prefeito Márcio Tenório na sessão extraordinária desta quarta(15), o prefeito será afastado em definitivo, embora, poderá recorrer, fora do cargo, na justiça comum.

A mesma situação Tenório enfrenta na Operação Prelúdio II que o afastou do cargo por tempo indeterminado. Seus advogados buscam encontrar algum recurso que permita ao prefeito se defender das acusações na justiça sem ter que deixar o cargo.

Se Tenório for cassado nesta quarta, deverá ser realizada uma sessão especial pela Câmara para “oficializar”, a vice Gracinha como a atual prefeita da cidade.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.