Geral Litoral Norte

Praia da Sununga, em Ubatuba, a “Pipeline” do skimboard no Brasil

Tamoios News

O Litoral Norte, ganha destaque em mais uma modalidade esportiva: o skimboard. A praia da Sununga, em Ubatuba, de ondas fortes, quebrando na areia, é considerada uma das  melhores do mundo para a prática da modalidade. Neste fim de semana a praia sedia mais uma etapa do mundial da categoria. Conheça um pouco sobre o skimboard, esporte que fez a Sununga ganhar, internacionalmente, o mesmo destaque de Maresias e Itamambuca

Por Salim Burihan

A praia de Pipeline, no Havaí, é uma das melhores e mais famosas praias do mundo, conhecida internacionalmente, por suas ondas tubulares e perfeitas. É o paraíso dos surfistas. A praia da Sununga, em Ubatuba, vem se transformando numa espécie de “Pipeline” para os praticantes do skimboard.

Para quem não conhece, nunca ouviu falar ou viu o que é o skimboard, colocamos um vídeo feito durante uma das etapas do mundial realizada em 2017 na Sununga. Após o vídeo, a gente fala mais sobre o skim: Aumente o som e confira:

Skimboard é um esporte parecido com o nosso “sonrisal”. Uma prancha pequena que desliza sobre as ondas quando ela quebra na beira da praia. São manobras alucinantes.

A Sununga sedia campeonatos de skimboard desde 2000, inclusive, etapas do mundial. No Brasil, são cerca de 20 mil praticantes da modalidade.

Em Ubatuba, doze atletas são profissionais. Entre eles, Renato Lima e Leandro Azevedo. Renato, de 22 anos, é considerado um dos melhores do mundo, junto com o carioca Lucas Fink.  Já disputou etapas no México, Argentina e Venezuela.

Ubatubense Renato Lima, um dos melhores do Brasil. Fotos: Linda Fidelis

A cidade tem até um shaper de pranchas de skimboard, Iranildo “Pretão”, dono da Sesh Board, que confecciona as pranchas desde 2000. O preço da prancha varia de R$ 500 a R$ 1 mil reais.

Jacks Rodrigues Oliveira, presidente da Auskim(Associação Ubatuba de Skimboard e Disco), afirma que a modalidade cresce a cada dia e que a Sununga é conhecida no mundo todo pela qualidade de suas ondas.

Jacks Rodrigues, presidente da Auskim: Sununga é conhecida internacionalmente por ser um dos melhores points para skim

“Temos um projeto, o “Ondas Caiçaras”, que pretende criar uma escolinha de skimboard para a garotada da cidade. Estamos conversando como secretário de esportes, Alberto Jacob e tudo indica que até o final do ano a escolinha poderá funcionando na Sununga”, comentou Jacks.

Neste fim de semana, a Sununga sedia mais uma etapa do Campeonato Mundial de Skimboard. Praticantes da modalidade de vários países, entre eles, Argentina e Venezuela, participam do evento.

O campeonato conta com doze atletas profissionais e doze amadores classificados para a final que acontece na manhã deste domingo em Ubatuba.

Assim como Maresias e Itamambuca são conhecidas no mundo do surfe, além das ondas, também pelos surfistas Filipe Toledo e o bicampeão Medina, a Sununga vem ganhando destaque internacionalmente como um dos melhores point do mundo para quem pratica skimboard.

O skimboard é praticado na Sununga há muitos anos, mas desde 2012 o local recebe uma das etapas do Mundial, o que colaborou no estado de São Paulo.

Quando acontece os campeonatos, a Sununga se transforma na “Maresias” de Ubatuba. Manobras radicais e gente bonita para todo o lado.

A Praia da Sununga é considerada o segundo melhor “point” do skim no mundo.  A onda entra da direita para a esquerda, possibilitando excelentes manobras.

 

A Sununga ficou conhecida pela prática do sonrisal, uma prancha arredondada e de madeira; depois veio o skimboard, uma prancha parecida com a do surfe, de resina.

O Skimboard surgiu em 1927, na Praia de Laguna, na Califórnia. No Brasil é praticado desde a década de 50 com o sonrisal, depois nos anos 90, com as pranchas mais modernas. As manobras, são uma mistura de surfe e skate.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.